O 2018 de Renato Augusto no Beijing Guoan

Homem de confiança de Tite e com ótimo desempenho no início na era do treinador, Renato Augusto é o único jogador convocado à seleção brasileira para a Copa do Mundo 2018, que não atua na Europa ou Brasil. Meio-campo do Beijing Guoan, da China, não tem a convocação tão contestada, pelo histórico com Tite, apesar da sua utilidade ser mais questionada atualmente, já que pode perder a vaga de titular, para uma readaptação do esquema 4-1-4-1 ou a implantação do 4-2-3-1.

Fato é, que Renato Augusto é um dos líderes do elenco. O meio-campo pode atuar em várias funções nessa área, ao lado de Paulinho, atrás do centroavante ou se utilizando da força para atuar pelos lados.

O jogador chegará a Copa do Mundo como o que menos atuou nesses cinco meses de 2018, entre os que não tiveram lesão, mas não por ser reserva do clube, e sim, pelo calendário chinês começar mais tarde que o Brasil e ter poucos jogos.

O Beijing Guoan até o dia de hoje fez apenas 12 partidas oficiais na temporada, sendo dez pelo campeonato e dois pela copa. O primeiro jogo da equipe foi em 4 de março, com derrota para o Shandong Luneng, por 3 a 0, com Renato Augusto atuando os 90 minutos. Até os amistosos contra Rússia e Alemanha, Renato teve apenas mais dois jogos, com duas vitórias. A equipe tem apenas uma derrota na temporada.

Renato Augusto fez 11 dos 12 cotejos do clube na temporada. Em todos os jogos, atuou por 90 minutos, ou seja, 990 minutos de futebol em 2018 em jogos de clube. Na FA Cup, o jogador participou de um gol, com assistência para Jonathan Soriano contra o Shanghai Shenxin e na fase seguinte, contra o Tianjin Teda, participou de todo jogo, mas não foi decisivo diretamente na classificação.

A campanha da equipe na China SuperLeague é muito boa, com cinco vitórias, quatro empates e uma derrota, ocupando a terceira colocação, com 19 pontos, um a menos que Shanghai SIPG e Shandong Luneng.

Renato só não atuou contra Guangzhou R&F (2 a 2) pela décima rodada, no caso a última até a convocação à Copa, pois a partida foi realizada na última sexta-feira, onde não ficou nem no banco, por um desconforto na perna, mas que não é considerado grave.

Dos 23 gols da equipe na SuperLiga, Renato Augusto teve participação em oito, com dois gols e seis assistências. Para deixar mais claro, vamos dividir por tópicos:

  • na terceira rodada, dia 16 de março, ele deu duas assistências na vitória, por 3 a 0, contra o Dalian Yifang;

  • na rodada seguinte, dia 31 de março, no dérbi de Pequim, goleada por 4 a 0, sobre o Beijing Renhe, com assistência no segundo gol;

  • na sexta rodada, dia 15 de abril, fez o primeiro gol do Guoan no empate em 3 a 3 com o Chongqing Lifan;

  • na sétima partida, Renato fez um gol de pênalti, no final da partida, no empate em 2 a 2 com o Guangzhou Evergrande;

  • na oitava rodada, vitória por 4 a 3 sobre o Guizhou Zhicheng com mais duas assistências do selecionável;

  • na nona rodada, em 5 de maio, “assistiu” Bakambu no segundo tento, na vitória por 2 a 1 contra o Shanghai SIPG;

Renato Augusto é capitão da equipe e deve fazer mais uma partida antes de se apresentar na seleção para a disputa da Copa do Mundo. Lembrando que esses números representam participações efetivas em gols, sem considerar a participação tática e técnica durante as partidas, o que é importantíssimo. Apesar de longe dos holofotes, a não convocação de Renato seria inusitada e inexplicável, pois teve participação fundamental na construção da equipe. Ser reserva na Copa será natural e bem possível, mas fazer parte do elenco é o correto pela maneira que Tite gerencia o grupo da seleção.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading