Internacional de Cricket: o primeiro campeão baiano

A bola pesada rolou! Era 9 de abril de 1905, data da primeira partida de futebol realizada na Bahia. De um lado, o esquadrão rubro-negro e então, “inglês” do  Sport Club Victória, atual Esporte Clube Vitória. Do outro, o aurinegro do críquete, o Club Internacional de Cricket. A primeira partida foi vencida pelo Inter, por 3 a 1, em jogo válido pela rodada inaugural do Campeonato Baiano, organizado pela Liga Bahiana de Sports Terrestres.

A fundação do Internacional ocorreu em novembro de 1889. Como o próprio nome completo cita, o clube surgiu para a prática do críquete, mas seis anos depois resolveu participar de campeonatos de futebol.

Não encontramos registros sobre o clube no críquete, infelizmente. Apesar de aurinegro, a camisa era preta e branca e com calção preto. Os jogos da equipe eram mandados no Campo da Pólvora, onde atualmente se localiza uma estação de metrô.

O primeiro Baiano teve quatro equipes: além do Internacional e Victória, o Sport Club Bahiano e Clube de Natação e Regatas São Salvador participaram. Eram quatro clubes que não tinham o futebol como prioridade, mas a aproveitaram a oportunidade que era e se tornou histórica.

O torneio teve fórmula simples, em pontos corridos, com as quatro equipes se enfrentando em turno e returno. O Internacional teve campanha arrebatadora, com seis vitórias em seis jogos. As duas primeiras partidas do certame tiveram o Internacional em campo, com triunfos sobre o Victória (3 a 1) e São Salvador (2 a 0). A equipe ficou dois meses sem jogar, para bater o Bahiano, por 3 a 1. No final de julho, mais uma vitória contra o Bahiano, 3 a 0. O time voltou a campo em 27 de agosto, para encarar o São Salvador, que poderia empatar em pontos, mas a vitória veio, 2 a 0, e título antecipado. Na última rodada, o Victória não conseguiu parar o campeão, perdeu por 1 a 0, e confirmou o 100% de aproveitamento do oponente. O Internacional de Cricket se tornava o primeiro campeão baiano da história.

Foi o único título do clube na história. A relação Internacional e futebol foi curta, com apenas dois anos de duração. No primeiro ano, o título, mas no seguinte, a equipe entrou no campeonato, fez três partidas e decidiu abandonar a disputa. Terminava assim, a história da agremiação no futebol.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s