Internacional de Cricket: o primeiro campeão baiano

A bola pesada rolou! Era 9 de abril de 1905, data da primeira partida de futebol realizada na Bahia. De um lado, o esquadrão rubro-negro e então, “inglês” do  Sport Club Victória, atual Esporte Clube Vitória. Do outro, o aurinegro do críquete, o Club Internacional de Cricket. A primeira partida foi vencida pelo Inter, por 3 a 1, em jogo válido pela rodada inaugural do Campeonato Baiano, organizado pela Liga Bahiana de Sports Terrestres.

A fundação do Internacional ocorreu em novembro de 1889. Como o próprio nome completo cita, o clube surgiu para a prática do críquete, mas seis anos depois resolveu participar de campeonatos de futebol.

Não encontramos registros sobre o clube no críquete, infelizmente. Apesar de aurinegro, a camisa era preta e branca e com calção preto. Os jogos da equipe eram mandados no Campo da Pólvora, onde atualmente se localiza uma estação de metrô.

O primeiro Baiano teve quatro equipes: além do Internacional e Victória, o Sport Club Bahiano e Clube de Natação e Regatas São Salvador participaram. Eram quatro clubes que não tinham o futebol como prioridade, mas a aproveitaram a oportunidade que era e se tornou histórica.

O torneio teve fórmula simples, em pontos corridos, com as quatro equipes se enfrentando em turno e returno. O Internacional teve campanha arrebatadora, com seis vitórias em seis jogos. As duas primeiras partidas do certame tiveram o Internacional em campo, com triunfos sobre o Victória (3 a 1) e São Salvador (2 a 0). A equipe ficou dois meses sem jogar, para bater o Bahiano, por 3 a 1. No final de julho, mais uma vitória contra o Bahiano, 3 a 0. O time voltou a campo em 27 de agosto, para encarar o São Salvador, que poderia empatar em pontos, mas a vitória veio, 2 a 0, e título antecipado. Na última rodada, o Victória não conseguiu parar o campeão, perdeu por 1 a 0, e confirmou o 100% de aproveitamento do oponente. O Internacional de Cricket se tornava o primeiro campeão baiano da história.

Foi o único título do clube na história. A relação Internacional e futebol foi curta, com apenas dois anos de duração. No primeiro ano, o título, mas no seguinte, a equipe entrou no campeonato, fez três partidas e decidiu abandonar a disputa. Terminava assim, a história da agremiação no futebol.

 

Anúncios

Um comentário em “Internacional de Cricket: o primeiro campeão baiano

  1. Racius Oliveira 25 ago 2018 — 23:11

    Quero jogar cricket aqui em Salvador, alguém sabe onde posso jogar ou alguém que queira juntar para jogar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto:
search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close