As sete divisões da Copa do Mundo 2018 – Os grupos



Depois de apresentar os classificados do nossos torneios alternativo-imaginários, chega a hora de apresentar os grupos da competição. Ao contrário da nossa primeira versão, publicada em 2013, não utilizamos nenhum simulador online. Preferimos fazer de forma aleatória, mas seguindo regras, como por exemplo, confederações com oito ou menos seleções não poderiam ter duas seleções no mesmo grupo.

Ao contrário do sorteio da Copa do Mundo 2018, não utilizamos o ranking da FIFA para definir todos os potes (exceto os primeiros potes), mas com uma divisão geográfica para facilitar o trabalho, que se espelha nos sorteios anteriores do Mundial.

Os cabeças-de-chave de cada grupo A foram escolhidos como sedes dos eventos utópicos.

Não simularemos a segunda fase da disputa, mas vamos analisar uma proposta de um seguidor do Facebook, que sugeriu uma ação para que vocês leitores simulem as competições, por meio de recursos de redes sociais. A proposta é muito boa e vamos analisar como algo pré-Copa.

Agora, vamos aos grupos!

A última divisão alternativo-imaginária tem um formato diferente. Originalmente, 19 seleções estariam aqui, mas adicionamos Zanzibar na lista, pois a seleção tem tudo para ser a nova filiada da FIFA e a entrada da equipe faz com que as cinco confederações tenham quatro seleções, cada. Mesmo com a possibilidade de se fazer cinco grupos com quatro seleções, decidimos fazer quatro grupos com cinco, para que cada chave tenha um representante de um continente diferente.

5 thoughts on “As sete divisões da Copa do Mundo 2018 – Os grupos”

  1. Felipe disse:

    Esse grupo E da Copa do Mundo B seria interessante de acompanhar.

    1. Fábio Garcia disse:

      Acho que o Grupo da morte seria o F da Copa do Mundo B

  2. Rafael Reis disse:

    Fiz uma simulação de cada copa e achei muito interessante, nenhum dos meus palpites foram os campeões em cada uma. Usei o Football Manager foi bem legal ver e jogar, por que eram bem equilibrados cada jogo, irei fazer mais vezes depois. Os campeões foram: Liechtenstein, Cazaquistão, Angola, Palestina, Iraque e Irlanda.

  3. Olavo Cerchiaro disse:

    Que fantástico! Parabéns pela criatividade.

Deixe uma resposta

TopBack to Top
%d blogueiros gostam disto: