O 23° #4: Souley Camara, o último jogador em atividade de Senegal 2002

Demorou, vamos combinar, mas Senegal conseguiu a volta para uma Copa do Mundo, com uma geração talentosa, mas sem resquício algum daquela seleção que em 2002 encantou o mundo, quando venceu a então campeã França no jogo de abertura, realizou um dos mais belos contra-ataques contra a Dinamarca e a alegria/tristeza do gol de ouro na fase final.

Dezesseis anos se passaram. O elenco que era comandado por Bruno Metsu (morreu em 2013, vítima de câncer) tinha média de 25 anos, um bom número para uma continuidade que não ocorreu, com falhas nas eliminatórias seguintes.

A Revista Série Z foi atrás desse elenco para descobrir quantos continuam em atividade e vimos que há apenas um “herói solitário”!

Antes disso, vamos relembrar algumas características do elenco de 23 jogadores. O plantel formado naquela Copa era mesclado com jogadores de variadas idades, com o mais velho sendo Amara Traoré, que tinha 36 anos, quando jogava no Gueugnon, da França, e três atletas com 20 anos ou menos.

Apenas cinco atletas não entraram em campo durante a campanha: os goleiros Diallo e Sissokho, os meias Sylvain N’Diaye e Makhtar N’Diaye e o atacante Amara Traoré.

Dos 23 jogadores, apenas um continua na ativa e é ídolo do seu clube. Coincidentemente, Souley Camara era o jogador mais novo entre os convocados. O atacante tinha 19 anos quando disputou a Copa (fez 20 em dezembro de 2002), vinha de boa temporada com o Monaco, com 24 jogos disputados. Entre idas e vindas no Principado, passou por Guingamp e Nice, até começar uma história bonita no Montpellier em 2007. Há uma década, o atacante está no clube, onde está perto de completar 400 partidas pelo MHSC. Nesse período, por três temporadas foi o artilheiro do clube, em 2007/08, 2012/13 e 2015/16. As duas primeiras temporadas foram na Ligue 2, mas de lá saíram para conquistar a histórica taça da primeira divisão em 2011/12 e participar da Champions League na época seguinte. Aos 35 anos, Souley fez 29 partidas e cinco gols na última temporada, com muito a oferecer ao torcedor. Não estará na Rússia, já que desde 2012 não é convocado.

O treinador, o último na ativa e o craque na Malásia

Entre os convocados, separamos outros três jogadores que merecem destaque.

O primeiro é Aliou Cissé, volante/zagueiro do time, que fez quatro jogos em 2002. Ele continua na ativa, mas fora das quatro linhas e o diferencial, estará na Copa do Mundo 2018, pois é o treinador de Senegal nesse retorno. Ele parou em 2010, quando atuava no Nimes e assumiu a seleção após as Eliminatórias em 2014, para ter a redenção com uma geração considerada a mais forte entre os africanos classificados.

O atacante Henri Camara foi o último jogador daquele elenco a se aposentar. Em 2002, ele atuava no Sedan e entrou em campo quatro vezes, com dois gols marcados. Após anos na Inglaterra, em 2010, ele foi para o futebol grego onde atuou em cinco clubes, sendo o último o Apollon Smyrnis, em 2015/16, quando estava na segunda divisão grega. Assim se encerrou a carreira de Camara.

Senegal e 2002 é lembrar, para muitos, de El-Hadji Diouf, que brilhou pela ponta direita senegalesa. Surgia para o mundo, um novo craque, mas que não vingou como se imaginava, mesmo tendo a chance de atuar pelo Liverpool após a Copa. Em 2015, ele encerrou a carreira no Sabah FA, da Malásia.

Uma resposta para “O 23° #4: Souley Camara, o último jogador em atividade de Senegal 2002”

  1. E o técnico Bruno Metsu faleceu em 2013, vítima de câncer.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading