Yeni Malatyaspor: a volta de Malatya à primeira divisão – #DebutantesEuropa

Após a queda do tradicional Malatyaspor, a cidade se viu sem clube nas primeiras divisões, mas eis que com o declínio, o Yeni Malatyaspor subiu. Fundado em 1986, o clube frequentou as divisões menores por mais de 20 anos, até que em 2010 conseguiu o acesso à terceira divisão e na temporada passada recolocou Malatya na Süper Lig.

Ao toque francês

Nas últimas 15 rodadas da 1.Lig, a segunda divisão turca, 2016/17, o Yeni foi líder por 14, mas na última perdeu o título, muito pelo ataque pouco produtivo, apenas 47 gols, o sexto melhor do campeonato. O time foi competente na hora de finalizar, mas perdeu força no final.

Para a temporada, a aposta é nos franceses, seja os nascidos lá ou os que jogavam lá. O grande reforço é Aly Cissokho, lateral com passagens por Aston Villa, Porto e Valencia e foi visto como futuro na seleção francesa, que busca uma nova chance. Junto a ele, Michael Pereira, outro francês, que fez 31 jogos (terceiro a mais atuar na equipe) e seis gols na temporada passada.

Da França, quatro jogadores chegaram: o goleiro Fabien Farnolle (Le Havre), o defensor Issam Chebake (Le Havre), o meia Issar Dia (Nancy) e os atacantes Khalid Boutaib (Strasbourg) e Sadio Diallo (Bastia). Sem contar os que passaram pelo país em temporadas anteriores, como Sunday Mba, autor do gol do título da CAN 2013 pela Nigéria, e o atacante togolês Jonathan Ayité.

Rico, o futebol turco sempre rende contratações interessantes. A aposta do Yeni é no trabalho de análise, pois muitos reforços vieram da segunda divisão francesa, com muitos jogos disputados na última temporada.

O craque

Aly Cissokho | 29 anos, lateral-esquerdo

Há dez anos, Aly jogava pelo rebaixado Gueugnon, na Ligue 2. Mesmo assim, chamou atenção do Vitória de Setúbal, onde logo foi adquirido pelo Porto. Lá, ele estourou, chamou atenção do Lyon e foi cotado como possível sucessor de Evra, mas não aconteceu. Chegou a jogar pelo Valencia e Liverpool, mas declinou. Tenta um recomeço por baixo no Yeni Malatyaspor. Uma aposta, mas sem dúvidas, o que mais chama atenção entre os reforços.

Estádio

Malatya İnönü Stadium (13.000 pessoas)

Curtir

 

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading