Amiens: depois da emoção, a calma – #DebutantesEuropa

Demorou, mas finalmente, a torcida do Amiens verá seu time na primeira divisão da França. Fundado em 1901, o clube tem mais de 70 participações entre a segunda e terceira divisão nacional. Mesmo sendo debutante, o clube teve um grande feito em 2001, quando chegou na final da Copa da França, como um time da National, terceiro nível, mas perdeu nos pênaltis para o Strasbourg, clube que ficou a frente da equipe na última Ligue 2.

Procura-se um 16º lugar

O que o Amiens mais quer na primeira participação na Ligue 1 é permanecer na elite. No mundo ideal, sem sustos, mas uma 16ª posição, primeira acima da zona de rebaixamento, será o bastante para comemorar. O acesso da equipe foi emocionante, com um gols nos acréscimos da partida contra o Reims, onde o, então, empate tiraria a equipe até mesmo da repescagem. Bourgaud, herói desta partida, continua na equipe.

A base da temporada passada foi mantida, com apenas três jogadores que fizeram mais de 20 jogos (13 no total) saindo, sendo a perda mais sentida a do atacante Aboubakar Kamara, artilheiro da equipe na Ligue 2, com 11 gols, além do meia guineense Richard Soumah (Maccabi Petah Tikva, de Israel). O trabalho foi bem feito para manter o goleiro Régis Gurtner; os defensores Khaled Adénon, Bakaye Dibassy e Tanguy N’Dombelé e os meias Charly Charrier, Thomas Monconduit (capitão) e Guessouma Fofana. O entrosamento pode ser fator essencial nesse início de campanha, para conquistar pontos que podem ser importantes para evitar uma briga contra o rebaixamento.

Mesmo com objetivos “baixos”, dois reforços chamam atenção e fazem o torcedor sonhar com algo melhor. O primeiro é o ponta Gael Kakuta, que surgiu como revelação no futebol francês, foi contratado pelo Chelsea e virou nômade da bola, assim, busca estabilidade na carreira. O outro é o experiente volante Mathieu Bodmer, experiente, duas vezes campeão nacional e com passagens por Lille, Lyon e Paris Saint-Germain.

O time está pronto para a temporada histórica, com um elenco com valor de mercado estimado em 22 milhões de euros. Na estreia, a equipe pega o Paris Saint-Germain, que pagou 222 milhões de euros por Neymar, um valor que daria para comprar 10 elencos do debutante francês, fato que foi alvo de brincadeira no Twitter da equipe, conforme post no fim desse texto.

O craque

Gael Kakuta | 26 anos, atacante

Antes de completar 18 anos, Kakuta foi contratado pelo Chelsea, mas não chegou a fazer 20 jogos pela equipe. Foi emprestado para vários clubes e deixou de ser vinculado a equipe londrina apenas em 2016, quando foi contratado pelo Hebei China Fortune. Para se ter ideia, a melhor passagem do atacante foi pelo Vitesse, onde fez 38 jogos. O jogador foi apresentado como uma estrela e causou surpresa quando anunciado. Até por isso, o citamos como o principal jogador do time.

Estádio

Stade de la Licorne (12.097 pessoas)

Curtir

Confira as duas primeiras partes do Guia dos Debutantes, clicando nas imagens abaixo

Anúncios

Um comentário em “Amiens: depois da emoção, a calma – #DebutantesEuropa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s