Macva Sabac: de volta a uma primeira divisão – #DebutantesEuropa

Para explicar o futebol sérvio é necessário falar um pouco sobre o esporte desde a Iugoslávia. Foi neste contexto que o Macva Sabac foi fundado, em 1919, no oeste da Sérvia, então parte do antigo país. Disputar uma primeira divisão não é novidade para o clube, mesmo que faça muito tempo. Em 1930/31, o clube disputou pela única vez, o Campeonato Iugoslavo, onde ficou em sexto e último lugar. Demorou 80 anos, para o clube voltar a uma primeira divisão.

O Uruguai Provincial aposta na experiência

O time pode ser rubro-negro, mas a homenagem é para uma equipe azul celeste. Nos anos 1920, a equipe participava de uma das ligas regionais de Belgrado, que se chama Provincial, junta-se isso ao estilo de jogo parecido com o Uruguai, que era campeão olímpico. Surgiu assim, o apelido. Se é difícil dizer que o estilo atual da equipe é parecido com a da primeira Celeste Olímpica, podemos dizer que a aposta é semelhante a da atual seleção sul-americana: a experiência.

A média de idade da equipe para a primeira disputa na elite da Sérvia (desde 2006 que existe) é de 29 anos. Os jogadores mais experientes são o goleiro Mitar Pejovic (33 anos); os defensores Mladen Lazarevic (33), Filip Pejovic (35) e Rados Protic (30); os meias Milan Milutnovic (34) e Ivan Obrovac (30) e os atacantes Ognjen Damjanovic (32) e Aleksandar Djukic (36).

A base é mesma que disputou a segunda divisão, quando a equipe ficou com o titulo. Dois destaques da campanha, também, permanecem: Bojan Matic e Lazarevic, que fizeram 14 e nove gols, respectivamente, sendo que dos dois, apenas o primeiro é atacante, enquanto o segundo é zagueiro. Não conseguimos informações sobre como foram esses gols do defensor sérvio.

O craque

Filip Pejovic | lateral-direito, 35 anos

Pejovic é capitão e não poderia ser diferente. Desde 2001, ele é jogador da equipe, com apenas um ano fora da equipe, onde passou dois semestres em clubes diferentes. Ídolo da equipe, ele irá estrear na primeira divisão, obviamente, sabendo do todos os percalços que a equipe passou.

Estádio

Gradski Stadion Sabac (7.000 pessoas)

Curtir

Confira a Parte 1 do Guia dos Debutantes da Europa 2017/18, clicando na imagem abaixo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s