Balmazújváros: o objetivo é ficar na elite e vencer o Debrecen – #DebutantesEuropa

A cidade de Balmazújváros fica no lado leste da Hungria. Com cerca de 17.500 habitantes, o município ficava na sombra de Debrecen, maior cidade do condado de Hajdú-Bihar, região húngara, mas a partir de 2011, os habitantes puderam comemorar as vitórias de um clube de futebol, que neste ano irá estrear na elite.

Dois campeonatos à parte

Desde 2012, o Balmazújváros disputava a segunda divisão local, com estabilidade. Parecia se estruturar para chegar à elite, o que ocorreu com doses de emoção, pois na última rodada da NB II 2016/17, a equipe teve um confronto direto com o Kisvárda, terceiro colocado. Bastava um empate, em casa, para confirmar o acesso. Sem mexerem no placar, o Kisvárda teve um gol anulado e a confirmação do acesso veio apenas aos 39 minutos do segundo tempo, com um gol do romeno Ervin Zsiga, que continua na equipe.

O acesso faz com que o condado de Hajdú-Bihar tenha duas equipes na primeira divisão, algo que segundo nossa pesquisa, será inédito na história do campeonato. Esse é um dos objetivos claros que o Balmazújváros deverá ter nesta temporada: vencer o novo rival. O “novo dérbi” terá a primeira partida no dia 10 de fevereiro, na casa do novato, pela 20ª rodada, enquanto que o segundo encontro ocorre na antepenúltima rodada (31ª), em Debrecen. A curiosidade é que o “Balma” chegou a enfrentar o time B do Debrecen em 2012/13, com duas vitórias para a equipe laranja e preta: 3 a 1 (em casa) e 2 a 0 (fora).

Porém, o campeonato não é feito apenas disso, a equipe deve ter como maior objetivo, a permanência na divisão. Para isso conta com um elenco, com média de idade de 26 anos, segundo o oGol.com, com apenas quatro estrangeiros, sendo três reforços, o meia croata Ante Batarelo, que passou pela equipe em 2014/15, o ponta sérvio Nemanja Andric (Ujpest) e o centroavante georgiano Bachana Arabuli, que veio do Dinamo Tbilisi. Tudo para conquistar os objetivos nos “dois campeonatos” que terá.

O craque

Nemanja Andric | atacante, 30 anos

Campeão húngaro de 2012/13, cinco anos de liga húngara, mais de 120 jogos no campeonato e o reforço mais pronto para o desafio novo do Balmazújváros. Nemanja Andric  é atacante, joga pelos lados, tem experiência e deve ser peça-chave no time de Ferenc Horvath, técnico do debutante húngaro.

Estádio

Városi Sportpálya (2.435 pessoas)

Curtir

About the author

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: