Guia da semifinal do Brasileiro Feminino Série A-2 2017

Na tarde desta quarta-feira (5), começam as semifinais do Brasileirão Feminino Série A-2 2017. Pela primeira vez, a modalidade tem essa disputa, que dará duas vagas para a Série A-1 2018. Após uma primeira fase, onde 16 equipes foram divididas em dois grupos com oito equipes, que se enfrentaram em turno único, quatro clubes continuam na disputa: Pinheirense, Portuguesa, Tiradentes e Caucaia.

Quem vencer as semifinais, que ocorrem em jogos de ida e volta, garante a vaga na final e o acesso (para substituir Vitória-BA e Grêmio rebaixados na Série A-1). A partir dessa fase, a competição terá transmissão ao vivo pela SporTV de um jogo de cada rodada.

A Série Z preparou um guia dessa fase, para você ficar por dentro do que cada equipe tem para oferecer na busca pelo acesso.

OS CONFRONTOS

 

AS EQUIPES

Confiança no trio Irley, Pingo e Cassia

Melhor defesa da primeira fase – ao lado da Tuna Luso -, com quatro gols sofridos, o Pinheirense, também, com um ataque potente, com 24 gols marcados na primeira fase, sendo que o trio Irley, Pingo e Cassia foi responsável por 18 gols desse total, o que torna a principal referência da equipe treinada por Aline Costa. Para se ter ideia, os seis gols restantes foram marcados por quatro jogadores, o que mostra o poderio ofensivo e o equilíbrio tático da equipe, que faz com que a goleira Rosany seja poucas vezes acionada. Com um trabalho no futebol feminino de anos, o Pinheirense, além da qualidade, conta com a experiência em competições nacionais recentes. Favorita ao acesso.

A volta por cima

Após um 2016 para se esquecer, onde preteriu da disputa do Cearense, devido às finanças, e fez apenas uma partida pela Copa do Brasil, o Caucaia tem motivos para comemorar. Na primeira fase, a equipe foi a que teve mais dificuldades para conseguir a vaga, pois com 10 pontos, ficou empatada com o América Mineiro e a ADECO-SP no grupo B (o CRESSPOM ficaria com a vaga, caso não tivesse perdido seis pontos), mas o saldo de gols qualificou o time, muito em função do ataque, com 16 gols, o melhor do grupo e o terceiro melhor do campeonato. Entretanto, a defesa preocupa: foi a mais vazada da chave, com 13 gols sofridos. A destaque da equipe é Damiana, atacante, que com seis gols é artilheira da equipe.

A equipe mais copeira da primeira fase

A palavra que pode resumir a campanha da Lusa na primeira fase da Série A-2 é competência! A equipe teve a melhor pontuação da etapa inicial, com 19 pontos conquistados, sendo seis vitórias e única invicta da chave B. O ataque fez poucos gols para um líder de costume, com apenas 12 marcados, mas o diferencial é a defesa, que teve apenas cinco sofridos. Por isso, a competência é a palavra-chave da campanha, pois defensivamente, a equipe toma poucos gols e é eficaz ofensivamente. A nota triste é que a má fase da equipe masculina tem ofuscado, a bela campanha das mulheres, que poucas informações sendo divulgadas pela própria instituição.

O ponto fora da curva

Trabalho consistente, boas participações em competições nacionais e a sensação de único. Esse é o Tiradentes, um ponto fora da curva no futebol feminino do Piauí. Em 2016, o estado não teve um campeonato estadual, mesmo com a realização da tradicional Copa Batom. Mesmo assim, o Tiradentes continua firme no trabalho da modalidade. A campanha na primeira fase foi dura com uma disputa acirrada com a Tuna Luso, que terminaram empatadas, com 15 pontos, mas o saldo de gols (11 a 10) melhor. Foram 18 gols pró e sete contra. A grande destaque, sem dúvidas, foi Valéria, artilheira do Brasileiro Série A-2, com 10 gols, ou seja, mais da metade dos marcados pelo Tigre da PM. A favor da equipe, a invencibilidade, no confronto mais equilibrado das semifinais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s