Talvez, a edição 2017 da Copa Sul-Americana seja a primeira onde todas as equipes brasileiras tenham entrado com a competição sendo uma prioridade. Anteriormente, apenas em casos peculiares ou fases específicas que a disputa internacional era levada como a mais importante. Uma ala dos que acompanham a competição defendem uma fase de grupos para que a competição tenha um maior apelo, por isso, com base nas equipes classificadas para a primeira fase da edição atual, fizemos esse exercício de imaginação.
Para evitar custos mais altos e questões logísticas complicadas, nos baseamos em um formato semelhante ao da Copa UEFA (atual Liga Europa) entre 2004/05 e 2008/09, onde 40 equipes eram divididas em oito grupos com cinco equipes, que disputavam jogos em turno único, fazendo com que cada clube tivesse dois jogos em casa, dois fora e uma semana de “folga”. Ao contrário da Libertadores, as equipes teriam dois jogos a menos na fase de grupos, mas uma ótima sensação de estar em um jogo internacional, principalmente para equipes que não fazem parte do G-12.
Na atual Sul-Americana, 44 equipes disputaram a fase de grupos. Nesse exercício mantivemos esse número. Lembrando que Brasil e Argentina têm seis vagas, cada, e o restante, quatro. Para formular, nos imaginamos como Conmebol (o que não é positivo, mas), para ter maior fidelidade ao que possivelmente seria. Assim, todas as equipes do Brasil e Argentina estariam na fase de grupos, enquanto que os oito “piores classificados” dos países restantes disputariam uma preliminar.
A divisão dos potes teve como base, o ranking utilizado para o sorteio da Libertadores. Como foi disponibilizado os 100 melhores, apenas 24 equipes da Copa Sul-Americana aparecem na lista, então, fazem parte dos três primeiros potes. Para o restante, utilizamos o ranking FIFA (é o que temos), para divisão. Não fizemos um sorteio, as escolhas foram aleatórias, mas sem repetição de clubes do mesmo país nos grupos. Assim explicado, dessa forma ficaram os grupos.

Quanto a segunda fase, não imaginamos nenhum formato. Cada um de vocês pode formular como seria, deixaremos livres para você também imaginar como seria a continuidade.
Deixe uma resposta