Tiradentes x Tiradentes: o confronto oculto entre homônimos

Partidas entre equipes de mesmo nome são bem comuns no futebol, vide os Atléticos, Dinamos e Borussias que se enfrentam anualmente! Outros ocorrem com menos frequência e se tornam especiais, como o Santos x Santos do Amapá na Copa do Brasil 2016 e o sonhado, por muitos, Portuguesa-SP x Portuguesa-RJ que pode ocorrer na Série D 2017.

Neste feriado nacional, a Série Z foi atrás de um confronto alternativo entre homônimos e nada melhor, que ser entre Tiradentes x Tiradentes. Vasculhamos sites de futebol para ver quantos aqui existiam e segundo o FutebolNacional.com, 14 clubes têm Tiradentes como nome, em estados como Alagoas, Santa Catarina, Distrito Federal, Ceará, Piauí entre outros.

Muitos nem existem mais ou ficam em pontos distintos que seria inimaginável pensar que se enfrentaram, mas encontramos um jogo do tipo. Em 4 de fevereiro de 1982, o Tiradentes cearense recebeu o “irmão” piauiense na Taça de Prata (Série B), mas antes vamos ao contexto.

O que chama muita atenção nas equipes é a mesma origem: a Polícia Militar. A Sociedade Esportiva Tiradentes, de Teresina, foi fundada em 1959 por subtenentes e sargentos da PM estadual e sete anos depois se filiou à federação local. No currículo, a equipe tem cinco títulos piauienses: 1972, 1974, 1975 (dividido com o River), 1982 e 1990. Além disso, ficou conhecido por ter levado 10 a 1 do Corinthians, em jogo da primeira divisão de 1983, até a hoje, a maior goleada da história do campeonato.

A Associação Esportiva Tiradentes, de Fortaleza, foi extraoficialmente criada em 1952, com uma associação para os policiais, onde jogavam bola por diversão. Em 1961, a equipe foi fundada oficialmente. Entre 1969 e 2002, a equipe disputou a primeira divisão cearense, com boas campanhas, incluindo o título dividido de 1992.

As duas equipes conseguiram o direito de participar da segunda divisão nacional pelas campanhas nos Estaduais respectivos de 1981, onde o Tiradentes-PI ficou em terceiro e o Tiradentes-CE terminou em quarto. No ano seguinte, o confronto entre homônimos ocorreu.

Se fosse hoje, a mídia alternativa viveria uma expectativa grande pelo jogo inusitado. A primeira fase da Taça de Prata 1982 foi disputada por 36 equipes, que foram divididas em seis grupos de seis. Os homônimos caíram no grupo A, ao lado do Fast Clube, Fortaleza, Remo e Sampaio Corrêa e se enfrentam em turno único.

Nas três primeiras rodadas, o Tiradentes-PI venceu o Fortaleza (2×0), perdeu para o Sampaio (0x2) e empatou com o Remo (1×1). O cearense empatou com o Sampaio (2×2) e perdeu para o Fast (0x2) e Fortaleza (0x1). Na quarta rodada, o duelo aconteceu no estádio Castelão, para um público de 157 pagantes. Segundo opinião de Luciano Luque (L.L.), repórter da revista Placar, o jogo foi “fácil para os piauienses já que o tigre cearense pouco mostrou em campo”, conforme imagem abaixo. O Tiradentes abriu 2 a 0 no primeiro tempo, com Sabará, com gols aos 30’ e 41’; ampliou com Hélio Rocha, aos 16’2T e os donos da casa diminuíram aos 20’ com Chico Alves. Assim, foi o confronto entre os tigres que coincidem no nome, mascote e história.

(Foto: Reprodução/Placar)

Na sequência da competição, o Tiradentes piauiense terminou a primeira fase em primeiro, chegando até a quarta fase da divisão, quando foi eliminado pelo Joinville. Já o AE Tiradentes ficou ainda na primeira fase, com a lanterna do grupo, com um empate e quatro derrotas.

E nunca mais, as equipes se encontraram. A situação atual é mais difícil agora, pois os clubes têm focos diferentes, pois o Tiradentes-PI tem focado as ações no futebol feminino, sendo a melhor equipe do estado, enquanto o cearense está na primeira divisão masculina, sendo que em 2013, quase subiu para a Série C. Será que voltaremos a ter esse confronto um dia?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s