Maringá x Maringá: a história dos confrontos deste tipo

Na última segunda-feira, a Série Z trouxe uma linha do tempo que dissecou o futebol de Maringá, com todas as reviravoltas que marcaram o esporte da cidade e os “inúmeros” clubes que existiram. Com todas as criações e extinções, seria impossível não ter confrontos citadinos nos mais de 50 anos de futebol profissional do município. Por isso, nós te mostramos na história em quais anos tivemos partidas entre clubes maringaenses, como um “esquenta” para o jogo entre Grêmio Maringá x Maringá, hoje, às 20 horas, pela 6ª rodada do Paranaense da Divisão de Acesso.

1990 – Grêmio de Esportes Maringá x Maringá Atlético Clube

O Grêmio Maringá vivia anos de crise financeira, mas vinha de um bom Paranaense 1989. Do outro lado, o Maringá Atlético Clube estava no segundo ano em atividade e estreava na elite O Paranaense 1990 foi disputado por 22 equipes, divididas em dois grupos, sendo que os maringaenses “foram” separados. No primeiro turno, os jogos eram dentro dos grupos, o que mudou no returno e possibilitou o encontro entre as equipes.

No dia 27 de maio, as duas equipes se encontraram no Willie Davids, com mando do MAC. O estádio ficou lotado, cerca de 12.300 pessoas, para receber a partida que terminou com vitória do Grêmio, por 1 a 0, com gol de Marinho Rã.

1996 – Maringá Futebol Clube x Grêmio de Esportes Maringá

Neste ano, o Grêmio Maringá fechou as portas e o Maringá completava dois anos de história. O primeiro vinha para a segunda participação seguida na Divisão de Acesso, com problemas financeiros e organizacionais, enquanto o segundo vinha de título da Divisão Intermediária (espécie de terceira divisão). Foram dois jogos envolvendo as equipes. O primeiro confronto foi em 11 de fevereiro, com vitória do Maringá (mandante), por 1 a 0, com gol de Mário.

No segundo turno, as duas equipes ficam empatadas com 11 pontos no grupo, forçando um jogo desempate entre os maringaenses, com vantagem de empate para o Maringá Futebol Clube, o que acontece em empate sem gols, no dia 7 de abril. O Maringá consegue o “acesso”, já que as divisões foram divididas em grupos, para o mesmo ano.

(Foto retirada do livro “A História do Futebol Profissional de Maringá”)

2010 – Grêmio Metropolitano (atual Maringá FC) x Grêmio Maringá “S/A”

Para quem não leu a linha do tempo, deve estar confuso com os dizeres acima. Em 2010, o Alvorada Clube se profissionalizou e o Metropolitano foi incorporado como razão social, enquanto o Grêmio Maringá foi reaberto, mas com a pessoa jurídica de 2004. Os dois clubes participaram da Terceirona Paranaense. Na primeira fase, ficaram em grupos diferentes. As duas equipes conseguiram vaga para o hexagonal semifinal e logo na primeira rodada se enfrentaram, com mando do Grêmio, um empate em 3 a 3, com três gols de Thiago Augusto, para os mandantes e tentos de Marcelo Soares, Thiago Vinícius e Thiago Mengarda para o Metropolitano. No returno, o Metropolitano meteu 4 a 0, em campanha que deu o título ao clube.

2012 – Grêmio Maringá x Grêmio Metropolitano

Após um ano sem confrontos entre as equipes, o jogo voltou a ser realizado em 2012 na Segundona, após o Grêmio garantir vaga após desistências de outras equipes da Divisão de Acesso. A temporada foi ruim, para as duas equipes, em ano que teve o Paraná na disputa do escalão. No dia 6 de maio, o primeiro dérbi foi realizado, com mando do Metropolitano, que foi derrotado por 1 a 0 pelo Grêmio, com gol de Nei. No returno, em 24 de junho, o Grêmio Maringá venceu mais uma vez, com um 3 a 1. Na classificação geral, o Metro ficou em sexto e o Grêmio em oitavo.

2013 – Grêmio Metropolitano x Grêmio Maringá

Há quatro anos se realizava o último jogo entre maringaenses no futebol profissional. Em 2013, o jogo foi marcado para a última rodada da primeira fase da Divisão de Acesso. Se esperava um confronto de rivalidade e desportivo quando a tabela saiu, mas a situação das equipes era totalmente diferente na classificação, com a liderança garantida do Metropolitano e o Grêmio rebaixado. Dentro de campo, vitória tranquila do “visitante” Metro, 4 a 0. O jogo foi marcado por quase não ter sido realizado, pois os jogadores do Grêmio se recusavam a entrar em campo, dias depois do mandatário do clube, Aurélio Almeida, ter colocado o clube à venda.

2017 – Grêmio Maringá x  Maringá FC

Hoje, quatro anos depois, as duas equipes voltarão a se enfrentar pela Divisão de Acesso. Será o primeiro dérbi do Maringá FC com o atual nome. O clássico é cercado de expectativa desde o ano passado. A relação entre torcidas não é amigável, tanto que o poder público do município realizará um esquema de segurança para a partida. Tem tudo para ser o maior jogo entre as equipes, que ainda podem repetir o confronto na segunda fase!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s