Flamengo de Arcoverde: 1997 e 2017, o hiato entre duas glórias

No ano passado, o Flamengo de Arcoverde, clube pernambucano, virou notícia pelo escudo que ostentava, com cores do Fluminense e estilo do Corinthians, sendo que o nome nada tinha a ver com o modelo. O escudo foi remodelado. Obviamente, o clube é maior que isso. Fundado em 1959, foi apenas nos anos 1990, que o clube ganhou projeção estadual no futebol profissional.

Em 1996, o Tigre do Sertão se sagrou campeão da segunda divisão estadual e foi promovido. No ano seguinte, 1997, a equipe fez a primeira participação no Campeonato Pernambucano. Teve a chance de enfrentar os grandes da capital pela primeira vez em jogos oficiais. O Estadual daquele ano teve um (comum) regulamento confuso (naquela década), onde haviam dois turnos, sendo que em cada turno haviam duas fases! O Sport, para ter noção, venceu três das quatro fases e garantiu o título do ano de maneira antecipada, com os dois títulos de turno. Outro ponto bizarro do campeonato era que empates com gols valiam mais do que sem gols: 2 e 1, respectivamente!

O Flamengo de Arcoverde queria mais do que tudo, a permanência na divisão, que foi alcançada sem sustos. Na primeira fase do primeiro turno, a equipe ficou em terceiro lugar, com nove pontos, três a mais que o Ypiranga, garantindo vaga entre os “salvos do rebaixamento”. Isso por que, os três piores dos dois grupos da primeira fase iriam disputar o Hexagonal do Rebaixamento, que desceu duas equipes. A partir do segundo turno, 10, ao invés, de 12 equipes continuaram na disputa. Confuso, né!?

Voltando ao Flamengo, a equipe fez fraca campanha na segunda fase, com cinco pontos e a lanterna do grupo. Sem medo do rebaixamento, o segundo turno foi razoável, mas não deu para se classificar para a nova segunda fase.

O primeiro ano de elite foi satisfatório e então, a equipe quis dar um passo maior: disputar a Série C 1997, a primeira competição nacional da história do clube. Eram outros tempos de entrada na, então, última divisão nacional. O Flamengo se colocou apto à disputa. Caiu no grupo 5, ao lado do ASA, Juazeiro (BA) e o conterrâneo Centro Limoeirense.

Na primeira rodada, derrota para o ASA: 3 a 1. Na sequência, o estádio Áureo Bradley recebeu a primeira partida de um torneio nacional, empate em um gol com o Limoeirense. Dos confrontos seguintes, vem duas lembranças contrastantes: derrota por 5 a 1 e a única vitória daquela campanha, 2 a 1 dentro de casa. Nas duas últimas partidas, empate sem gols com o Limoeirense e na última rodada, caso vencesse, se classificava, mas nova derrota para o ASA, dessa vez, 1 a 0. A quase classificação terminou com a lanterna do grupo e o 55º lgar na pontuação geral.

Depois disso, a equipe disputou a primeira divisão estadual por mais duas temporadas, até o rebaixamento. Entre 2000 e 2016, a equipe teve idas e vindas na segunda divisão do Pernambuco. Tanto que nas oito participações que teve, a melhor colocação foi o 9º lugar de 2015, até que em um grande salto, o Rubro-negro do Sertão conquistou a segunda taça da divisão de acesso em 2016.

Em 2017, a equipe completa 20 anos da estreia no Pernambucano e participação na Série C! O retorno já era emblemático e se tornou maior. Depois de uma primeira fase, onde ficou perto das duas vagas pela “corrida do título”, o clube teve que lutar para não ser rebaixado no “hexagonal da morte”, mas sempre olhando para o primeiro lugar, que dava a vaga para o terceiro representante do estado na Série D 2018. E ontem, o retorno foi completo, com o empate contra o Afogados e a derrota do Serra Talhada, a equipe, ano que vem, disputará a quarta divisão. Vinte anos depois da primeira glória, a segunda grande conquista. Para provar que o Flamengo de Arcoverde é bem mais que o escudo inusitado!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading