Você conhece Jardel Nivaldo Vieira, 30 anos, zagueiro? Caso você tenha visto algum jogo do Benfica, a partir de 2011, com certeza deve ter visto. O atleta chegou a ser capitão da equipe na temporada 2015/16 e conta com mais de 170 jogos com a camisa encarnada. Natural de Florianópolis, Jardel foi formado no Avaí, onde se profissionalizou em 2004, ficou apenas um ano, até passar por Vitória, Santos e Iraty, até retornar ao Leão em 2007.

Criado na capital catarinense, o benfiquista fez viveu e fez muitos amigos nos bairros do Rio Tavares e Campeche, local que é sede do Grêmio Recreativo Esportivo Escola de Samba Amocart. Com a proximidade, a escola resolveu homenagear o filho da terra Jardel no Carnaval de 2016. Durante as férias, em 2015, a escola fez o convite (ou pedido) para poder contar a história do jogador, que logo aceitou. Nasceu assim, o enredo “Jardel: Guerreiro da Luz, da Bola, da Vida, do Rio Tavares a Portugal, de Portugal a Floripa”, para a disputa do Grupo de Acesso A, terceira divisão, do Carnaval de Florianópolis de 2016.
Contando toda a vida, o samba enredo trouxe como foco a vida no bairro e a trajetória rumo a Europa, mais exatamente, Portugal, com uma letra bem típica de desfiles, a escola trouxe Jardel como “Guerreiro da Luz”, em composição de Michel Pires e interpretação de Evandro Malandro.
Amocart que esplendor
Uma história pra emocionar
Vai lá, arrebenta em campo
Na torcida eu canto pra te embalar
Vai começar
Bola rolando no jogo da vida
Espetacular… a saga de um homem
Missão divina
Quando o menino brincava
Não imaginava onde podia chegar
E foi Brasil afora
Cresceu jogando bola
Segue tecendo o destino de um vencedor
Força, raça e amor
Sempre lutar, vencer a dor
Sem desistir, superação
“Carrega” nosso campeão
Vencendo barreiras
Rompendo fronteiras
Cruzou o mar chegando a Portugal
Com humildade, mostrou valor
O sonho se tornou real
Saudades de sua Floripa
Pirão com tainha não pode faltar
Hoje o Rio Tavares se orgulha
Mas tua batalha continua
A fé lhe conduz
Jardel “o Guerreiro da Luz”
Em meio a temporada, o zagueiro não pôde estar presente no desfile, no dia 5 de fevereiro, e foi representado pelos dois irmãos. Uma curiosidade é que neste dia, às 18h30 (de Brasília), ele entrou em campo pelo Campeonato Português, na vitória por 5 a 0, sobre o Belenenses, onde atuou como titular nos 90 minutos. Sete horas depois, mais ou menos, às 3h30, a Amocart entrava na Passarela Nego Quirido para mostrar as alegorias, fantasias e samba, como a penúltima escola do dia.

O acesso não veio. A escola terminou com 263,8 pontos, na quarta colocação entre as sete que desfilaram. Ficou a três pontos da campeã Jardim das Palmeiras. Mesmo sem o acesso, a homenagem foi feita, em meio a uma das disputas de “carnaval alternativo”.
Deixe uma resposta