No último fim de semana, as quartas de final da Copa Paulista 2016 começaram. A competição dá duas vagas para campeonatos nacionais, a Série D ou a Copa do Brasil, ambas em 2017. O campeão da Copa escolhe entre uma das competições, enquanto o vice fica com a “sobra”.
Dentre os oito participantes da atual fase, apenas o Bragantino não luta por vaga na Série D, pois tem vaga garantida na Série B ou C, por isso, caso seja campeão irá ficar com a vaga na Copa do Brasil.
Dessa forma, entramos em contato com os sete clubes para ver qual será a escolha de cada equipe, caso o título seja conquistado, com a seguinte pergunta: “Caso seja campeão da Copa Paulista 2016, o clube irá escolher a Série D 2017 ou a Copa do Brasil 2017? Por quê?”. Entre os clubes não conseguimos contato com o Nacional e o e-mail destinado ao Rio Claro voltou. Caso entrem em contato conosco, iremos atualizar. Confira a intenção das cinco equipes:
Ferroviária
Nosso interesse maior é pela vaga para a Série D. Além de poder inserir a Ferroviária num contexto nacional, a competição nos daria um calendário maior para 2017. Dentro é claro também, do planejamento do clube, da grandeza de sua história e das pretensões a médio prazo.
São Caetano
Série D. Contar novamente com uma vaga no cenário nacional é o principal objetivo do clube desde que deixou de disputar o Brasileiro.
São Carlos
O clube tem interesse, em caso do título da Copa Paulista, em disputar o Campeonato Brasileiro da Série D. O motivo é poder ter um calendário mais atraente em 2017. No primeiro semestre jogaremos a Série A3 do Campeonato Paulista e poder jogar no segundo semestre, pela primeira vez na história do clube, um Campeonato Brasileiro certamente nos abrirá muitas oportunidades para atrairmos patrocinadores e uma receita melhor para termos um time ainda mais competitivo.
Votuporanguense
Série D, (porque tem) mais calendários e mais jogos.
XV de Piracicaba
Com certeza nosso foco total é para o Brasileiro da Série D. Copa do Brasil, a equipe pode jogar apenas uma partida, tornando-se inviável fazer qualquer tipo de investimento. No Brasileiro temos a possibilidade de subir de divisão, além de ser um torneio com mais jogos!
No jogo de ida, XV de Piracicaba e São Caetano venceram fora de casa, Votuporanguense e Bragantino, respectivamente, por 1 a 0. Nacional e Ferroviária ficaram no 1 a 1 e São Carlos e Rio Claro ficaram no empate sem gols.
Menos três vagas
Na semana passada, três clubes garantiram vaga para a próxima edição. No Amazonas, Fast e Princesa do Solimões se classificaram para a final (vencida pelo Fast, por 3 a 1) e garantiram vaga na próxima edição da Série D. O Princesa disputou a edição deste ano. O Nacional, um dos clubes que mais investe na quarta divisão só poderá retornar a divisão em 2018.
No Rio de Janeiro, o Friburguense venceu a Portuguesa, em jogo emocionante e ficou com o título da Copa Rio. Anteriormente, o clube havia comunicado que em caso de título ficaria com a vaga na Série D. A decisão pode mudar, pois antes da realização do segundo jogo, a Portuguesa entrou com recurso, alegando a escalação irregular de um dos atletas do Frizão.
Restam agora, apenas três vagas para a próxima edição: campeão ou vice da Copa Paulista, campeão ou vice da Copa do Governador da Bahia e o campeão da Seletiva Capixaba. Confira quem são as equipes qualificadas para a Série D 2017, com destaque para as novas equipes (em negrito) e as vagas que restam com as equipes que têm chance de classificação (em itálico).
Rebaixados Série C 2016: América-RN, Portuguesa, River e Guaratinguetá
Acre: Atlético Acreano e Rio Branco
Amapá: Santos e Trem
Amazonas: Fast Clube e Princesa do Solimões
Pará: São Raimundo e São Francisco
Rondônia: Rondoniense e Genus
Roraima: Baré e São Raimundo
Tocantins: Gurupi e Tocantins de Miracema
Alagoas: Murici e Coruripe
Bahia: Juazeirense, Galícia (a vaga do Galícia ainda gera dúvidas, mas aqui utilizamos o fato dos clubes via Estadual conseguirem vaga para a próxima edição. O Fluminense de Feira ficou na frente do clube no Baiano, mas já estava classificado para a “Quartona” via Copa do Governador. Assim, a dúvida fica. Entramos em contato com a Federação Baiana de Futebol por duas vezes para saber a posição oficial da entidade, que em nenhum momento respondeu as nossas solicitações) e o campeão da Copa do Governador 2016 – Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense e Vitória da Conquista
Ceará: Uniclinic e Guarani de Juazeiro
Maranhão: Maranhão e Cordino
Paraíba: Campinense e Sousa
Pernambuco: América, Central e Serra Talhada
Piauí: Altos e Parnahyba
Rio Grande do Norte: Potiguar e Globo
Sergipe: Itabaiana e Sergipe
Distrito Federal: Ceilândia e Luziânia
Goiás: Anápolis, Aparecidense e Itumbiara
Mato Grosso: Sinop e Araguaia
Mato Grosso do Sul: Sete de Dourados e Comercial
Espírito Santo: Desportiva e o vencedor da Seletiva estadual, que terá Espírito Santo, Real Noroeste e os dois melhores da Copa ES, o Rio Branco e Atlético Itapemirim]
Minas Gerais: URT, Caldense e Villa Nova
Rio de Janeiro: Boavista, Bangu e Friburguense
São Paulo: Osasco Audax, São Bernardo, Red Bull Brasil e o campeão ou vice da Copa Paulista – São Carlos, XV de Piracicaba, Ferroviária, Votuporanguense, Nacional, Rio Claro e São Caetano
Paraná: J.Malucelli, PSTC e Operário
Rio Grande do Sul: São José, São Paulo e Novo Hamburgo
Santa Catarina: Inter de Lages, Metropolitano e Brusque
Deixe uma resposta