A Série D 2017 começou! Para outras equipes, o marasmo

cabecalho-serie-d

A primeira fase do Brasileirão Série D 2016 se encerrou neste domingo (17), com a definição das 32 equipes que continuam na busca pelo acesso. Para outras 36 equipes, a quarta divisão foi encerrada, mas boa parte dessas já está garantida na próxima edição, devido a mudança na regra de classificação, que se leva em conta o ano anterior, que já era utilizada por algumas federações, anteriormente. Qualquer dúvida, erro, aviso ou algo do tipo, comente abaixo para checagem!

Confira como fica a situação de cada clube eliminado nesta edição:

Classificados para a Série D 2017: AA Araguaia, Audax, Baré, Boavista, Central, Comercial, Desportiva, Galícia (pelo regulamento da CBF), Genus, Guarani de Juazeiro, Luziânia, Maranhão, Metropolitano, Murici, Novo Hamburgo, Potiguar, PSTC, Rio Branco, Rondoniense, São Francisco, São José-RS, São Paulo-RS, Sergipe, Serra Talhada, Sinop, Sousa e Villa Nova.

Nacional, Santos-AP e Trem: as três equipes se classificaram via Estadual 2015. Os campeonatos de 2016 definirão as vagas para a Série D 2017 e por isso, os clubes ainda têm chance de retornar. O Amapaense está em andamento e o Amazonense tem previsão de início para agosto.

Madureira e Portuguesa: o Madureira não se classificou via Estadual, mas como rebaixado em 2015 e a Portuguesa via Copa Rio. As equipes podem retornar em 2017, caso uma destas seja campeã ou vice da Copa Rio 2016.

Goianésia: o clube azulino se classificou para a D 2016 pela campanha no Goiano 2015. Em 2016, quase foi rebaixado e não conquistou a vaga para 2017. Porém, a equipe pode retornar no próximo ano, caso Aparecidense ou Anápolis consiga o acesso para a Série C, já que as duas agremiações continuam no certame.

Tocantinópolis: dentro de campo, o Verdão foi rebaixado no Estadual, mas problemas judiciais com o Araguaína fizeram com que a equipe permanecesse na primeira divisão. Classificado como campeão estadual de 2015, o Papagaio pode retornar a Série D em 2018.

Maringá: rebaixado no Paranaense 2016, o Maringá pode voltar a Série D de 2018, via Taça FPF 2017, caso participe e seja campeão. Caso contrário terá que retornar a elite estadual para voltar em 2019.

Icasa: rebaixado no Cearense 2016, o Icasa poderá voltar a Série D apenas em 2019, caso a equipe conquiste o acesso estadual em 2017.

Algumas equipes já estão qualificadas para 2017, independente dos clubes classificados ou eliminados da atual edição:

Independentes: Gurupi (campeão Tocantinense 2016), Tocantins de Miracema (vice-campeão Tocantinense 2016), São Raimundo-RR (campeão Roraimense 2016), São Bernardo (terceiro melhor colocado Paulista 2016) e Itumbiara (segundo melhor colocado do Goiano 2016).

Entre os classificados para a segunda fase de 2017, obviamente, há clubes com vaga garantida para 2017, caso não conquistem o acesso, que daí será repassada aos subsequentes:

Clubes com vaga: Altos, América-PE, Anápolis, Atlético-AC, Aparecidense, Brusque, Caldense, Campinense, Ceilândia, CSA, Globo, Inter de Lages, Itabaiana, J.Malucelli, Juazeirense, Parnahyba, Moto Club, São Bento, São Raimundo-PA, Sete de Dourados, Uniclinic, URT e Volta Redonda.

Clubes sem vaga: Águia, Caxias (ambos rebaixados na Série C 2015), Espírito Santo (vice-campeão Capixaba 2016. A federação local irá realizar uma seletiva para definir o segundo representante de 2017. Já estão classificados, o próprio ES, o Real Noroeste, que se juntarão os dois melhores da Copa ES), Flu de Feira (pelo regulamento da CBF, a vaga do Flu foi conquistada pela copa estadual de 2015, mas poderá haver um impasse quanto a vaga no Estadual, já que a equipe ficou a frente do Galícia. Em busca realizada, não foi encontrada informações no site da Federação Baiana de Futebol sobre as vagas de 2017), Ituano (vice da Copa Paulista 2015), Linense (campeão da Copa Paulista 2015), Náutico-RR (vice-campeão do primeiro turno do Roraimense 2016), Palmas (segundo melhor colocado do Tocantinense 2015) e Princesa dos Solimões (vice-campeão Amazonense 2015. A equipe pode voltar em 2017, caso dispute a final da edição deste ano, que ainda não foi iniciada).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s