A história dos Hard Rocks

O dia é do Rock, mas todos os dias são de futebol (de rock, também, acalmem-se). Nada de guitarra, baixo, bateria e uma voz marcante. Nem mesmo, vamos falar deste subgênero, datado do meio dos anos 1960, pela intensidade, psicodelia e por “ser de garagem”. O que vamos falar é sobre o Hard Rock Sports Club e o Football Club. Uma homenagem ao nosso modo!

Para esse texto, fomos atrás de clubes que tivessem o “rock” no nome. Surgiram vários, muitos deles com o termo junto a outras palavras, tipo um Houston Rockets, clube de basquete da NBA, mas esses dois nos chamaram atenção, mesmo sendo de longínquos países: Zanzibar e Granada.

Hard Rock Sports Club

Zanzibar é um conjunto de duas ilhas, que são ligadas a Tanzânia, por isso não é filiada a FIFA, mas é associação membra da confederação africana. O Hard Rock SC é de Chanke Chanke, na ilha de Pemba. São escassas as informações sobre o clube, mas o escudo entrega que não deve haver relação com o estilo musical e sim, com a “rocha”. Aliás, o escudo utiliza sem vergonha alguma, a marca da Hard Rock Cafe, rede de restaurantes temáticos.

A ilha conta com uma liga “independente”, da qual o Hard Rock disputou em 2009 e 2015. Na primeira participação, após assegurar a vaga na regional, a equipe ficou com a lanterna entre as doze e voltou a segunda divisão. Em 2015, o time retornou e fez ótima campanha, terminando em terceiro lugar. Não há uma explicação certa para o que aconteceu após o final da campanha passada, pois a equipe foi “rebaixada” e não faz parte da edição 2016. Não há registros que comprovem se a equipe tem títulos, mas tudo leva a crer que em 2008 foi campeã da regional de Pemba e por isso garantiu o acesso, já que o Magunjo, de Unguja, foi a outra equipe a subir de divisão.

Hard Rock Football Club

A sede do Hard Rock FC, clube de Granada, na América Central, é uma vila pesqueira pertencente a Saint Patrick, quarta maior cidade da nação. A equipe foi fundada em 1987. Há mais informações sobre o clube de Granada, do que o homônimo africano, mas nada que leve a crer que exista algo com o estilo rock. Por ser situada em uma ilha, apostaria também em uma ligação com as rochas do local.

HARD ROCK - FC GRANADA weefmgrenada
O Hard Rock foi quem comandou o futebol local por três anos (Foto: Wee FM Granada)

As primeiras participações da equipe na elite granadense foram em 1999 e 2000, quando caiu. Em 2002, alcançou o acesso com o título e ficou na primeira divisão nas cinco temporadas seguintes, até que foi rebaixado. Em 2008, conquistou o segundo título da segunda divisão. Desde 2009 está na GFA Premier Division e mudou de patamar, quando entre 2011 e 2013, foi tricampeão nacional. Em 2016, a equipe iria disputar as semifinais da primeira divisão, mas dois clubes desistiram, o que acabou dando a vaga para a equipe disputar o segundo nível do Campeonato de Clubes do Caribe 2018, quando perdeu os dois jogos.

Ah, viva o Rock!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading