Uma tarde de Faroesão no Youtube

No domingo, soube pelo Observatorio Ligas Europeias Futebol, uma das melhores páginas para adeptos do futebol alternativo, que a Liga de Ilhas Faroe, a Effodeildin, iniciou transmissões ao vivo pelo Youtube, que, aliás, vem crescendo e muito nesse ramo, principalmente com campeonatos marginais.

A Eurocopa que vem ocupando as tardes de junho deu uma pausa, mas a bola ia rolar na ilha europeia. Junto com ócio e a vontade de conhecer mais, a tarde do dia 23 de junho de 2016 se tornou histórica para este autor, onde conferiu NSÍ Runavík x B36 Torshavn, pela 16ª rodada do certame local. As duas equipes ficaram em segundo e primeiro lugar na liga de 2015, respectivamente, e na semana que vem estreiam nas fases preliminares das competições europeias, com o B36 encarando o Valletta (MLT), pela Champions League, e o NSÍ encara o Shakthyor Soligorsk (BLR), pela Liga Europa.

São tantas peculiaridades na partida, que o resultado fica em segundo plano, mas é dever dar um parecer sobre. Como as equipes se equiparam, não houve um desnivelamento, nem mesmo bizarrices dentro de campo, apesar de alguns erros bobos de passe. A qualidade do jogo foi boa, com o B36 se colocando no ataque desde o início e a equipe da casa apostando no contra-ataque, principalmente, puxado por Árni Frederiksberg. Apesar do bom volume adversário, o NSÍ foi quem abriu o placar de pênalti. Após Hordur Askham colocar a mão na bola, o capitão Klaemint Andrasson cobrou e fez nos acréscimos da primeira etapa (a partir de 38m55’ do vídeo abaixo). Na etapa final, o B36 correu atrás do prejuízo e cedeu novamente, o contra-ataque. Andrasson aproveitou uma sobra na pequena área e aumentou o placar, aos 27 (1h22m37 do vídeo). Faltando quatro minutos para o fim do tempo regulamentar, Hogni Eysturoy descontou para o clube de Torshavn (1h42m20 do vídeo). Resultado final: NSÍ 2 x 1 B36.

Agora vamos destrinchar o contexto da partida, com muitas coisas legais, desde a transmissão até o fim do jogo.

A transmissão

O ponto positivo da transmissão é que a narração foi comandada por uma mulher, que ao seu lado tinha um comentarista. Os dois “abusaram” das risadas, mas eu, obviamente, não entendi nada do idioma. Recursos gráficos, como placar e estatísticas, e replay não são vistos no vídeo, durante o decorrer da partida, mas nada que diminua a genialidade da ideia. Em certo momento, cerca de 450 pessoas estavam assistindo a transmissão, com a presença de um francês e outro brasileiro, Willian Ferreira, que gosta de acompanhar o campeonato local e em especial, o B36.

Sem recursos gráficos, mas com uma boa visão do sensacional banco de reservas (Foto: Reprodução/Youtube)
Sem recursos gráficos, mas com uma boa visão do sensacional banco de reservas (Foto: Reprodução/Youtube)

O placar

Uma parede cinza com um placar eletrônico mostrando o tempo da partida. Um “concretão” simples, sem nem mesmo o resultado da partida, mas que ajudou muito durante a transmissão para ter ideia do tempo decorrido.

(Foto: Reprodução/Youtube)
(Foto: Reprodução/Youtube)

A torcida

Apenas no lado oposto a imagem transmitida, que há arquibancada no Runavík Stadium. O público apenas foi mostrado no intervalo da partida e com boa presença. Muitas pessoas ficam sentadas ou encostadas nas muretas que a separam do gramado. Destaque ainda para uma bandeira meio torta, que parecia ser de uma “organizada” do NSÍ.

MUITA CRIANÇA
(Foto: Reprodução/Youtube)
PÚBLICO
(Foto: Reprodução/Youtube)
TO NSI
(Foto: Reprodução/Youtube)

O intervalo

Em um meio tão comercial que se tornou o futebol em muitos cantos, foi bem legal ver que as crianças ficam livres para entrar no gramado durante o intervalo da partida. Elas ocupam todo o espaço, incluindo a grande área para brincar de pênalti. Assim, que os primeiros jogadores voltam do vestiário, elas logo saem sem nenhum problema visível.

(Foto: Reprodução/Youtube)
(Foto: Reprodução/Youtube)

Meu carro, minha arquibancada

A mais genial imagem do jogo, para mim, pelo menos! Segundo gol do NSÍ e os jogadores vão para o lado das montanhas para comemorar e eis que um distinto senhor está dentro do carro dele acompanhando a partida, vibrando com o gol da equipe. Após o momento retratado abaixo, Andrasson o cumprimenta, para alegria do adepto aurinegro.

(Foto: Reprodução/Youtube)
(Foto: Reprodução/Youtube)

As muitas traves

O Runavík Stadium deve ser utilizado para muitos “tipos de futebol”. Basta ver o tanto de traves e de diferentes tamanhos que ficam atrás do “gol das montanhas”.

(Foto: Reprodução/Youtube)
(Foto: Reprodução/Youtube)

Invasão

Uma das melhores imagens em estádios é quando há uma invasão da torcida por um resultado positivo. As crianças dominaram o campo, assim que o árbitro apitou o fim de jogo. Deu para perceber, que muitos são filhxs dos jogadores. Uma cena bem legal e que, infelizmente, parece distante para muitos.

(Foto: Reprodução/Youtube)
(Foto: Reprodução/Youtube)

Uma resposta para “Uma tarde de Faroesão no Youtube”

  1. Reportagem fantástica. Viva o alternativo futebol das Ilhas Faroe \o/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: