A Libertadores Feminina em um mapa interativo

Mesmo que engatinhando, a Libertadores Feminina vem ganhando mais atenção a cada ano que passa, muito pela soberania brasileira na competição. Em 2016, a competição ainda não tem todas as equipes definidas, que irão disputar a oitava edição no fim do ano (entre setembro e novembro). Ao contrário do futebol masculino, o número de clubes é menor e a competição é disputada em uma sede.

Nesses sete anos de disputa, 37 equipes já disputaram a competição. Alguns países com maior rotatividade e outros com poucas novidades. O Brasil já teve sete equipes representadas, incluindo o Santos de Marta e Cristiane, nas duas primeiras edições com direito a transmissão em TV aberta, pela Band.

A Série Z te convida a fazer uma viagem pela América do Sul pelo mapa abaixo, para ver quais equipes já disputaram a Libertadores para mulheres, com muitos clubes alternativos.

As curiosidades de cada país

Argentina

Se no futebol masculino, a Argentina possui o maior número de títulos, na versão feminina passa longe disso. O futebol local nunca disputou uma final da competição. As melhores posições alcançadas foram os terceiros lugares em 2010 (Boca) e 2015 (UAI Urquiza).

Bolívia

A Bolívia já teve seis clubes na Libertadores, apenas o Mundo Futuro conseguiu jogar a competição duas vezes. Um ponto interessante desse cenário é que até 2014, apenas Santa Cruz de La Sierra teve representantes, sequência quebrada pelo San Martin de Porres, de Tarija.

Brasil

Santos(SP); Brasil; Vila Belmiro; 18/10/2009; Futebol; Copa Libertadores da America, Jogo, Santos(BRA) X Universita Autonoma(PAR), Marta(10) e Jesica; Foto: Ivan Storti/Lancepress!; Digital;
Santos(SP); Brasil; Vila Belmiro; 18/10/2009; Futebol; Copa Libertadores da America, Jogo, Santos(BRA) X Universita Autonoma(PAR), Marta(10) e Jesica; Foto: Ivan Storti/Lancepress!; Digital;

O Brasil é hegemônico na Libertadores, com seis títulos em sete competições. O São José, com três taças; Santos, duas e Ferroviária, uma (atual campeã) são as equipes que já conquistaram a América.

Em 2012, o país conseguiu colocar três semifinalistas, mas na melhor campanha coletiva, o título não veio, com o vice-campeonato do Foz Cataratas.

Chile

O Colo-Colo, o único "não-brasileiro" com título da Libertadores
O Colo-Colo, o único “não-brasileiro” com título da Libertadores

O Chile é o país, tirando o Brasil, com melhores campanhas na competição, com um título, o do Colo-Colo em 2012, e três vices, dois com o Colo-Colo (2011 e 2015) e Everton (2010). As duas equipes, aliás, são as únicas que defenderam o futebol local na Copa.

Colômbia

O Formas Íntimas é o único clube a ter participado de todas as edições da Libertadores Feminina, tendo como melhor campanha, o segundo lugar em 2013. A equipe só não é a única colombiana a ter disputado o campeonato, pois em 2015, o país foi sede e abriu uma vaga que foi preenchida pelo Real Pasión.

Equador

No Equador, Deportivo Quito e LDU, equipes tradicionais, disputaram as quatro primeiras edições, mas nas três mais recentes, o Rocafuerte e o Espuce tomaram as vagas do futebol equatoriano.

Paraguai

Apenas duas equipes representaram o Paraguai na Copa. Nas quatro primeiras edições, o Universidad Autónoma, tendo inclusive participado da primeira final, para amargar a maior goleada em finais da história do torneio. Nas últimas três edições, o Cerro Porteño foi quem disputou.

Peru e Uruguai

Peru e Uruguai são os únicos países que nunca tiveram clubes nas semifinais do certame. Com três participações, o Sport Girls lidera o “ranking peruano”, enquanto o Nacional, o uruguaio, mas que terá o Colón (2014 e 2015) ao seu lado, pois a equipe já está classificada para a edição 2016.

Venezuela

O Caracas, ao lado do Boca, São José e Colo-Colo, ocupa a segunda colocação em número de participações: cinco. Em 2014, a equipe surpreendeu e chegou a final, mas levou 5 a 1 do São José na final. Em duas oportunidades, o Estudiantes de Guárico participou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s