A taça do Eastern é mais que um título para Chan Yuen-Ting

O Eastern conquistou a sua décima Senior Shield (Foto: Facebook 香港超級聯賽 Hong Kong Premier League)
O Eastern conquistou a sua décima Senior Shield (Foto: Facebook 香港超級聯賽 Hong Kong Premier League)

Chegou ao fim a primeira competição mostrada na editoria Guia da Revista Série Z, a HK Senior Shield (veja abaixo). Na madrugada deste domingo, a competição foi decidida na partida entre o Eastern e o Southern District, no Hong Kong Stadium com poucas pessoas, cerca de 4800 espectadores.

A final teve gols apenas no segundo tempo e o Southern District, a zebra da final, não conseguiu segurar a melhor equipe da temporada da cidade-Estado. Com gols de Xu Deshuai, em cobrança de falta aos 21 minutos, e do atacante Barisic, de cabeça aos 40, o Eastern conquistou a décima taça e manteve o título da Senior Shield.

Os seis brasileiros aptos a entrarem em campo foram utilizados, sendo que cinco deles foram titulares, como Roberto, Diego Eli, Geovane, no Eastern; Tomás e Wellingsson, no Southern District. Michel Lugo entrou aos oito da etapa final e ajudou sua equipe na conquista do título.

A conquista foi importante para todos, sem dúvida, mas tem um significado maior para Chan Yuen-Ting, a primeira mulher a treinar uma equipe da Premier League local, logo a primeira a conquistar um título no futebol masculino. Chan foi anunciada no início de dezembro de 2015, como substituta de Yeung Ching-Kwong, que acertou com o Mizhou Kejia, da China, para ser auxiliar técnico e intérprete.

Chan Yuen-Ting começa muito bem a sua trajetória como treinadora (Foto: Facebook 東方足球隊 Eastern Football Team)
Chan Yuen-Ting começa muito bem a sua trajetória como treinadora (Foto: Facebook 東方足球隊 Eastern Football Team)

No dia 13 de dezembro, Chan foi auxiliar de Yeung na vitória por goleada sobre o Yuen Long, por 6 a 1. Após essa partida, o clube “registrou” a história e a primeira mulher treinadora assumiu a equipe. Até então, foram apenas quatro jogos, sendo três vitórias e um empate, incluindo dois resultados positivos contra o South China, sendo uma vitória no confronto direto da Liga e a classificação para a final nos pênaltis na semifinal da Senior Shield.

A treinadora tem apenas 27 anos e possui experiência no futebol, como auxiliar técnica da equipe masculina sub-18 da Sun Pegasus e da seleção nacional sub-11 de futsal feminino. Em entrevista ao jornal South China Morning Post, após o título, Chan citou o que sentiu e os próximos passos. “Eu me sinto muito animada, pois isso é algo real, não é mais um sonho. Ganhar a Senior Shield era a minha primeira meta e agora temos de nos concentrar para conquistar a liga. Temos a vantagem, mas nada está garantido”, citou.

A história da treinadora é mais um sopro de esperança da entrada da mulher no futebol geral, sendo que até mesmo as seleções femininas continuam majoritariamente sendo treinadas por homens. Por mais Chans!

Os gols da partida

A tabela da competição

(Arte: Felipe Augusto/Série Z)
(Arte: Felipe Augusto/Série Z)

A Revista Série Z N.1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s