Datas de 2016 que você deve anotar na agenda

O futebol de 2016 já começou! No primeiro dia do ano tivemos campeão no Japão; a Copa São Paulo desfilou 112 clubes pelos estádios paulistas e os Estaduais já começaram em Pernambuco e Ceará.

O ano marca muitas histórias que merecem ser acompanhadas de perto. Pode ser dentro ou fora de campo! Por isso, a Série Z preparou uma lista com datas de eventos futebolísticos que o fã do futebol alternativo tem que marcar em sua agenda. Como pode ser visto, não numeramos as datas, pois queremos que você nos sugira mais acontecimentos (que serão analisados) do ano que já começou. Outro ponto que a lista será atualizada conforme novos campeonatos sejam iniciados. Aproveite!

18 de janeiro 

Spezia x Alessandria – Copa da Itália

A partida mais alternativa das oitavas de final será entre dois clubes da Serie B italiana. Após eliminarem Roma (Spezia) e Genoa (Alessandria), os dois clubes lutam pela vaga na semifinal para pegar o Milan e continuarem no sonho da rota rumo a (inimaginável) Liga Europa.

Atualização: o Alessandria venceu e continuou em seu épico. A equipe saiu perdendo, mas nos sete minutos finais da partida conseguiu a virada fora de casa: 2 x 1.

29 de janeiro

Decisão do terceiro lugar do Campeonato Asiático Masculino Sub-23

Oras, mas porque a decisão do terceiro lugar e não, a final da competição? Simples, nessa disputa será definida a última seleção classificada para o futebol masculino das Olimpíadas. Os vencedores das semifinais, que ocorrem três dias antes, fazem a final no dia seguinte.

3 de fevereiro

Portuguesa x Juventus – Paulista A-2

O ano de 2015 foi de opostos para os carismáticos clubes da capital paulista. A Portuguesa foi rebaixada na A-1 e não conseguiu o acesso a Série B, enquanto que o bom futebol voltou a Rua Javari embalado por Gil e conquistou a volta a A-2. O jogo é válido pela segunda rodada.

SÃO PAULO,SP,17 FEVEREIRO 2013 - CAMPEONATO PAULISTA A2 - PORTUGUESA x JUVENTUS - Tuta jogador da Juventus durante partida Portuguesa x Juventus válida pela 08 rodada do Campeonato Paulista A2 no Estádio  Doutor Osvaldo Teixeira Duarte (Canindé) na tarde deste domongo (17).FOTO ALE VIANNA - BRAZIL PHOTO PRESS.
(Foto: Ale Viana/Brasil Photo Press)

17 de fevereiro

Gent x Wolfsburg – Liga dos Campeões da Europa

O Gent, representante do futebol alternativo nas oitavas da UCL, faz o primeiro jogo da fase contra o Wolfsburg, em uma partida pra lá de inusitada. O jogo deve ter transmissão por um dos canais Turner, pois serão dois encontros por dia, assim como a volta em 8 de março.

28 de fevereiro

Operário x Comercial – Campeonato Sul-Matogrossense

A partida marca o retorno do maior clássico estadual na primeira divisão, mas pode também, colocar dois centroavantes folclóricos a frente: Aloísio Chulapa (Comercial) x Rodrigo Gral (Operário). O segundo foi anunciado posteriormente ao primeiro, o que já cria uma expectativa no estado. Caso não ocorra nessa data marque então, o dia 20 de março.

6 de março

Caxias x União Frederiquense – Campeonato Gaúcho 2ª Divisão

Uma das maiores forças do interior gaúcho, o Caxias tenta retomar a trajetória de sucessos após um 2015 desastroso, com rebaixamento no Estadual e na Série C. Para recomeçar, o primeiro passo é a busca pelo retorno a elite, onde apenas uma vaga será disputada. Um adendo, o Caxias disputará apenas pela terceira vez a Segundona, após ser campeão em 1953 e conquistar o acesso em 1953.

24 e 29 de março

Duas últimas rodadas da segunda fase das Eliminatórias da Ásia

Qatar e Coreia do Sul se classificaram para a terceira fase das Eliminatórias asiáticas para a Copa de 2018 no ano passado. Ainda restam seis vagas diretas e quatro para os segundos melhores, que serão definidas nas duas datas acima citadas.

3 de abril

Goianésia x Atlético Goianiense – Campeonato Goiano

Não será no Serra Dourada e não terá Wendell Lira, mas será a reedição da partida de onde saiu o gol mais bonito do mundo, que rendeu a Lira, o prêmio Puskás. Pelo Estadual será a penúltima rodada da primeira fase.

13 e/ou 14 de maio

Início do Brasileirão Série B

Vila Nova, Londrina, Tupi e Brasil de Pelotas retornam a Série B neste ano. As equipes conseguiram o acesso em um campeonato com formato diferente. Agora será a vez de acompanhá-los em 38 rodadas e com a certeza de jogos televisionados.

28 ou 29 de maio

Início do Brasileirão Série D

Ao contrário das edições anteriores, a quarta divisão nacional desta vez será iniciada três semanas após o término da maioria dos Estaduais. Já há clubes classificados e se planejando para a competição que ganhou força entre os não divisionados.

18 de junho

Islândia x Hungria – Eurocopa

São vários jogos, que podemos considerar alternativo, mas elegemos esse como ponto alto. A partida é válida pela segunda rodada do grupo F – ao lado de Portugal e Áustria – e é certeza que será transmitida na TV fechada, mas ainda não há confirmação de como será a grande na TV aberta.

24 de junho

Sorteio da terceira fase das Eliminatórias da África

As 20 seleções classificadas para a fase final do qualificatório africano para a Copa de 2018 conhecerão as formações dos cinco grupos, onde os cinco líderes se classificam para o Mundial. A expectativa é por (já) prováveis novidades, pois possivelmente seleções que representaram o continente em 2014 possam cair no mesmo grupo.

Tunisian striker Zouheir Dhaouadi (R) vies with  Cape Verde's forward Elvis Macedo (L) during a FIFA World Cup qualification match between Tunisia and Cape Verde on September 7, 2013 in Rades Olympic Stadium in Tunis. Cape Verde won 2-0.     AFP PHOTO/FETHI BELAID
(Foto: Fethi Belaid/AFP Photo)

3 de agosto

Estreia do Brasil nas Olimpíadas (Futebol Feminino)

As mulheres do Brasil estreiam no torneio olímpico de futebol em busca da medalha olímpica em casa. Ainda não há confronto e local definido para a estreia.

4 de agosto

Estreia de Fiji nas Olimpíadas (Futebol Masculino)

Não há grupo e local definido, mas o que sabemos é que neste dia, Fiji irá fazer a sua estreia no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos.

FIJI

Segunda quinzena de agosto

Cuiabá na Copa Sul-Americana

Ainda é nebulosa a participação do Cuiabá na Copa do Brasil. Primeiramente, a equipe deverá ser eliminada até a terceira fase da Copa do Brasil, para daí sim garantir vaga na Copa Sul-Americana. Levando em consideração o início da fase brasileira da competição em 2015, o Cuiabá deve entrar em campo a partir da segunda quinzena do mês.

10 de setembro

Início do Mundial Masculino de Futsal

Sim, vamos dar um espaço para o futsal. O Mundial da modalidade ocorre em setembro e apenas a anfitriã Colômbia está garantida na competição. As 23 seleções restantes serão definidas no decorrer do segundo semestre.

Quer saber mais sobre futebol alternativo? Leia a Revista Série Z N.1

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s