Brent Sancho: do puxão de cabelo para o Ministério do Esporte

*Atualizado em 24 de outubro de 2022, às 13h10

A Copa do Mundo de 2006 teve várias cenas marcantes: Roberto Carlos e a meia, o olhar de Grosso para o gol que fez na semifinal e claro, a cabeçada de Zidane em Materazzi. Mas uma cena ficou marcada na cabeça do autor deste texto, que pode ser vista abaixo.

A partida era entre Inglaterra e Trinidad & Tobago, pela segunda rodada da fase de grupos. Inglaterra mesmo superior sofreu para vencer por 2 a 0, tanto que o John Terry evitou um gol ao tirar a bola que estava prestes a passar a linha das traves (vídeo no final do texto). Naquele momento, a partida estava empatada.

Peter Crouch foi titular da partida e nas bolas alçadas, geralmente, Brent Sancho foi o responsável pela marcação do grandalhão. Os dois são os personagens do vídeo acima. Talvez pelo desespero do vexame, aos 38 minutos do segundo tempo, a bola foi cruzada, Sancho estava na frente de Crouch. Assim, com seus 2,01m, ele não hesitou pegou no cabelo do zagueiro, puxou, por pouco não o acertou no joelho e cabeceou, gol. A falta que era para ser assinalada não foi dada e por minutos, os Soca Warriors não conseguiram um resultado surpreendente. Gerrard em belo chute nos acréscimos definiu a vitória.

O lance em três ângulos diferentes. (Foto: Getty Images)
O lance em três ângulos diferentes. (Foto: Getty Images)

Brent Sancho fez carreira em seu país natal, nos Estados Unidos, na Escócia e na Inglaterra, lugar no qual jogava quando foi convocado para a Copa do Mundo de 2006, quando atuava pelo Gillingham, que disputava a terceira divisão nacional. Passou ainda pela Finlândia.

Em 2019, Brent deu uma entrevista ao The Guardian sobre o lance, onde salienta olhar do árbitro ao (não) ver o lance e o que disse a Crouch um ano depois disso: “Eu estava deitado no chão, olhando para o árbitro espantado por ele não ter feito falta e ele me deu aquele olhar como se dissesse: ‘Ouça, amigo. não há nenhuma chance de eu dar essa ligação aqui. Você é a pequena Trinidad contra a poderosa Inglaterra”.

Sobre o encontro com o atacante, o sentimento trinitino é de ódio. “Fui ao prêmio de jogador do ano em Londres em 2007. Fui até ele e disse: você sabia que não pode vir para Trinidad? Eles absolutamente odeiam você. Ele apenas começou a rir e continuou andando. A Inglaterra veio para Trinidad em 2008 e ele não teve uma boa recepção. Ele é um homem muito odiado!”.

A sua participação na Copa do Mundo não foi marcada apenas pelo puxão de Crouch, mas ter sido o único trinitino a fazer um gol naquela Copa, mas infelizmente, contra. Na partida de despedida da seleção, contra o Paraguai, em bola lançada na área, Sancho tentou tirar a bola, após desvio, mas acabou com gol para os adversários.

A Copa do Mundo passou e três anos depois, ele acertou a volta para Trinidad e Tobago, onde defendeu o North East United até 2014. Ao se aposentar, se tornou dirigente do Central FC, mas para a surpresa do povo trinitino, em fevereiro de 2015, Brent Sancho foi anunciado como ministro do Esporte do país, pelo primeiro-ministro Kamla Persad-Bissessar.

Sancho trocou a camisa, o calção e a chuteira, pelo terno, gravata e sapato. (Foto: Courtesy SPORTT)
Sancho trocou a camisa, o calção e a chuteira, pelo terno, gravata e sapato. (Foto: Courtesy SPORTT)

Ao assumir o posto, Sancho disse: “Temos uma abundância de talentos neste país e embora não tenhamos dado a eles o apoio adequado durante todo o tempo, eles ainda fizeram bem, e eu estou ansioso para elevar ainda mais”.

Desde então, a postura de Brent tem sido muito crítica a federação local de futebol. Ele e boa parte do elenco trinitino da Copa de 2006, cobram da Federação de Futebol de Trinidad e Tobago (TTFA), as premiações pela participação no Mundial. Em setembro de 2014, ele e mais doze atletas receberam do governo nacional, cheques com os valores exigidos, mas continuam cobrando da TTFA, tal valor.

O ex-zagueiro tem em Jack Warner, ex-presidente da Concacaf, que está envolvido nos escândalos da FIFA e Raymond Tim Kee, ex-presidente da TTFA desafetos. Segundo o zagueiro, em resposta aos dois, em julho desse ano, o mandatário da federação é uma reencarnação de Warner, devido a maneira que o futebol local vem sendo administrado. “E agora eu tenho que perguntar: Jack de volta? É o Sr. Tim Kee a nova reencarnação de Jack Warner? Desde o meu mandato como ministro do Esporte começou em fevereiro, eu frequentemente tenho solicitado as contas TTFA, o que é uma estipulação. No entanto, tudo que acontece de errado parece ser minha culpa. Mas a verdade é que TTFA é mal administrado”, disse Sancho, respondendo as críticas.

Ficou anos no ministério, sempre envolvido em melhorar o desporto local. Em janeiro de 2022, ele era o presidente interino da TT Pro League, o campeonato local. Antes disso, teve uma curta passagem como auxiliar técnico de Anguilla, em 2021, onde ajudou o companheiro de 2006, Stern John, que assumiu a seleção nacional.

Pelo que parece, o jogo virou e é Sancho quem está puxando o cabelo…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading