Copa do Mundo 2018: as certezas e os caminhos para as novidades

A Copa do Mundo da Rússia em 2018 começou ainda em 2014, com a disputa de jogos das eliminatórias na CONCACAF e na Ásia, mas neste sábado (25), o caminho para o Mundial no Leste Europeu ganhou forma. Algumas vagas terão novidades em relação a Copa do Mundo de 2014.

2018

Antes mesmo do sorteio, alguns pontos já eram certos, como por exemplo, que ao menos uma seleção que não disputou a Copa em 2014 disputará em 2018, já que a América do Sul, que contou com seis seleções no Mundial terá no máximo, cinco, enquanto que a Europa terá uma seleção a mais: 14 seleções.

Europa – 13 vagas diretas e a Rússia como anfitriã

O sorteio europeu definiu que mais uma seleção que não esteve em 2014, participará do próximo mundial. O grupo D (País de Gales, Áustria, Sérvia, Irlanda, Moldávia e Geórgia) e o E (Romênia, Dinamarca, Polônia, Montenegro, Armênia e Cazaquistão) não contam com nenhum selecionado que esteve no Brasil. Do grupo H, outra certeza: entre Bélgica, Bósnia e Grécia, uma delas estará oficialmente fora da edição 2018 ao fim da primeira fase.

Quem vencerá os grupos D e E?
Quem vencerá nos grupos D e E?

Ásia – Quatro vagas diretas

Irã, Japão, Coreia do Sul e Austrália que representaram a confederação na Copa de 2014 são os melhores asiáticos do Ranking FIFA. Caso esta ordem permaneça assim, após o fim da segunda fase das eliminatórias asiáticas, que se encerra no fim de março de 2016 e o ranking seja o critério para os potes do sorteio, as quatro seleções continuam com chances de irem juntas a Rússia.

Isto é possível, pois duas delas ficariam juntas nos dois grupos que serão formados na terceira fase, Exemplo: Irã e Coreia do Sul em grupo e Japão e Austrália em outro. Caso o ranking seja modificado, podemos ter três destas seleções em único grupo, o que determinaria que uma seleção asiática que não esteve em 2014 estará em 2018. Confuso!

Caso alguma destas seleções não passe para a próxima fase já teremos a garantia de novidade asiática, mesmo sendo difícil imaginar isso.

África – Cinco vagas diretas

O mais nebuloso caminho das seleções para 2018, por enquanto é o da África. São duas fases com jogos de ida e volta, para depois serem divididos em cinco grupos, com quatro seleções.

Considerando o ranking atual, com as 20 melhores seleções africanas e utilizando o modelo do sorteio europeu, três (Argélia, Gana e Costa do Marfim) das seleções que disputaram o Mundial de 2014 seriam cabeças de chave. Nigéria e Camarões ficariam no pote 2, o que pode resultar em “confrontos diretos” após o sorteio. Até este sorteio, muitos jogos vão rolar, mas as cinco seleções citadas devem estar na fase final.

CONCACAF – Três vagas diretas

A confederação teve quatro seleções no Brasil e todas entram direto na quarta fase. Apenas México e Honduras (grupo A) se enfrentarão em tal fase. EUA e Costa Rica terão seleções fora de 2014 no caminho. Pouca coisa definida.

Entre os adversários que podem complicar a passagem para o hexagonal final, a Costa Rica no grupo B terá o caminho mais complicado, com Panamá e possivelmente, Haiti e Jamaica como adversários. O grupo tem tudo para ser o mais forte da quarta fase.

Repescagem – Duas vagas

Como dito, já é certo, que a América do Sul (quatro vagas diretas) terá no mínimo uma vaga a menos que em 2014. Se fizer o dever de casa e vencer a repescagem contra a seleção da Oceania fica com cinco.

O sorteio da repescagem também poderia ter definido uma vaga para mais uma “novidade garantida” em 2018, mas CONCACAF e América do Sul, que conseguiram a vaga na repescagem para 2014 não irão se enfrentar. Se o sorteio tivesse colocado o campeão da Oceania e o quinto da Ásia frente a frente, outra seleção que não disputou a Copa em 2014 estaria em 2018.

Poucas certezas, caminhos nebulosos, prováveis grupos. A rota para a Copa do Mundo da Rússia 2018 ainda tem muitos capítulos. O jeito é esperar para ver se podemos ter mais algumas surpresas com o desenrolar das eliminatórias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s