Como seriam as quatro divisões da Copa Ouro 2015?

GC_DL_0

O Série Z já imaginou como seriam as SETE DIVISÕES da Copa do Mundo. Foi logo depois do sorteio dos grupos, em 2013 (e depois republicado na véspera da competição). Mas vamos além, como seriam, as quatro divisões da Copa Ouro da CONCACAF?

A competição, que terá a final realizada neste domingo (26), contou com a participação de 12 seleções. A CONCACAF conta com 41 seleções filiadas, sendo que seis destas não são filiadas a FIFA, restam assim, 29 seleções. Como feito na Copa do Mundo, as divisões subsequentes ganharam o nome de Liga Ouro, para diferenciar, mas mantendo tal relação.

A divisão foi feita da seguinte forma: segunda e terceira divisão contam com dez equipes e a última delas, com nove seleções. A entidade possui “subentidades”, como a UNCAF, que cuida do futebol da América Central, a CFU, do Caribe e a NAFU, que é apenas um nome e reúne as três seleções da América do Norte. A América Central conta com sete seleções e cinco destas disputaram a Copa Ouro. O Caribe conta com 31 seleções, sendo quatro que disputaram a Copa Ouro, incluindo a Jamaica, finalista da edição.

Sendo assim, as divisões “inferiores” contam com apenas duas seleções da América Central e 27 do Caribe. Nicarágua e Belize foram divididas em duas divisões, assim, a seleção nicaraguense que fez melhor campanha na Copa Centroamericana ficou na segunda divisão e Belize na terceira. As seleções do Caribe foram classificadas de acordo com as fases eliminatórias e final da Caribbean Cup. A última divisão conta apenas com seleções caribenhas.

As duas primeiras divisões são divididas em dois grupos, com cinco seleções, cada. A última divisão conta com três grupos de três selecionados. A ideia é que cada um faça o seu próprio regulamento. O Série Z propõe que na Liga B e C, os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais e os vencedores disputam a final. Na Liga D, os campeões da cada grupo e o melhor segundo colocado participam das semifinais e depois, a final.

A distribuição das vagas:

Copa Ouro: América do Norte (3), América Central (5) e Caribe (4);

Liga Ouro B: América Central (1) e Caribe (9);

Liga Ouro C: América Central (1) e Caribe (9);

Liga Ouro D: Caribe (9);

Vamos às divisões agora:

LIGA OURO B

As seleções

América Central: Nicarágua.

Caribe (do 5º ao 13º colocado na Caribbean Cup 2014): Guiana Francesa, Martinica, Antígua e Barbuda, Curaçao, São Cristovão e Névis, República Dominicana, Guadalupe, São Vicente e Granadinas e Barbados.

Os grupos

LIGA OURO

LIGA OURO C

As seleções

América Central: Belize.

Caribe (do 14º ao 22º colocado na Caribbean Cup): Santa Lúcia, Bonaire, Porto Rico, Guiana, Granada, Suriname, Dominica, Anguilla e Aruba.

Os grupos

LIGA OURO2

LIGA OURO D

As seleções

Caribe (do 23º ao 26º colocado na Caribbean Cup e as cinco seleções que não participaram das eliminatórias): Montserrat, Ilhas Turcas e Caicos, Ilhas Virgens Americanas, Ilhas Virgens Britânicas (estas participaram), Bermuda, Ilhas Cayman, Bahamas, Sint Maarten e Saint Martin (não participaram).

Os grupos

LIGA OURO3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s