E o futebol feminino, “Conselho”?

O nome é todo pomposo: Conselho de Desenvolvimento Estratégico do Futebol Brasileiro. A intenção da CBF é encontrar os problemas e solucioná-los. Futebol Brasileiro é algo amplo. Pode ir, desde o campinho de terra no bairro até a preocupação dos jogadores sobre o que fazer ao se aposentar.

Na primeira reunião, o foco foi a base, mas qual base? A masculina? Onde se preocupam com os jogadores para que não tenhamos um novo 7 a 1, mesmo sabendo que no cotidiano de cada clube pequeno, a falta de apoio, calendário e segurança para formar novos jogadores vem bem antes da goleada histórica.

Na bancada de reuniões, ex-treinadores da seleção brasileira… masculina. Onde está a preocupação com o todo? Onde estão Renê Simões, Jorge Barcellos e Kleiton Lima? Gilmar Rinaldi, um dos idealizadores do conselho, disse que jornalistas e ex-jogadores ainda serão chamados. Assim, se espera (mesmo não acreditando) que nomes como das ex-jogadoras Tânia Maranhão, Pretinha, Sissi; as jornalistas do Planeta Futebol Feminino, Futebol para Meninas e jogadoras em atividade, como Marta, Cristiane e Formiga possam ser chamadas, pois sabem da realidade, que tanto o alto escalão desportivo finge não saber.

Avanços no futebol feminino? Mesmo que engatinhando, a seleção brasileira se tornou permanente para se preparar para as competições, começando pelo Mundial, onde foi eliminado nas oitavas, para a disputa do Pan 2015 e das Olímpiadas 2016. O problema está fora das instalações da seleção permanente. Onde treinam, se preparam para competições com calendário curto, que não dão segurança alguma para o “amanhã” das atletas.

Falta mídia, sim! Inclusive, este blog, faz a sua mea culpa, também. Em mais de cem textos publicados aqui, pela primeira vez, abordamos o futebol feminino. O Série Z errou! Mas principalmente, a grande mídia, que detém o público. Se não está lá, não existe. É triste, desolador. O futebol feminino é apenas um caso, em meio a várias modalidades que sofrem sem apoio. Sem apoio não há desenvolvimento e o futebol feminino precisa disso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s