Seleção Caribenha x São Paulo: Latapy, Marin e Neto…

Era 16 de março de 1987, uma segunda-feira à noite, com 30 mil pessoas, o Estádio Nacional (atual Hasely Crawford) de Trinidad e Tobago, em Port of Spain recebeu um dos amistosos mais alternativos, aleatórios e escondidos da história: São Paulo e Caribbean All Stars. Informações são mínimas. Imagens inexistentes (se encontrarem, me avisem). Vídeo, então!!!

Cartaz da partida.
Cartaz da partida.

O São Paulo, campeão brasileiro de 1986, conseguiu o título daquele certame, somente em 25 de fevereiro de 1987. Três semanas depois estava em Trinidad e Tobago. Antes disso, disputou a Marlboro Cup, em Miami, contra o Millionarios, Deportivo Cali e a seleção americana. Ficou em terceiro lugar.

O Tricolor contava com a base da seleção brasileira na Copa de 1986: Muller, Oscar, Silas… e Careca. O parceiro de Maradona no Napoli era o mais aguardado no país, mas devido ao contrato, que havia se encerrado em 5 de março, o jogador ficou no Brasil, mas não o renovou e rumou a Itália.

A base da seleção caribenha era composta por jogadores de Trinidad e Tobago, Jamaica, Haiti e Antilhas Holandesas. Entre os jogadores, o que mais chama a atenção é Russell Latapy, meia trinitino que na época era capitão da equipe sub-19 e quase duas décadas depois participou de um momento histórico para o futebol local: a participação na Copa do Mundo de 2006. No Mundial, jogou pouco, apenas os 24 minutos finais da partida contra o Paraguai.

Uma das poucas imagens da atuação de Russel Latapy, contra o Paraguai. (Getty Images)
Uma das poucas imagens da atuação de Russel Latapy, contra o Paraguai. (Getty Images)

A partida terminou 2 a 0 para o São Paulo. O primeiro gol só saiu aos 27 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta de Neto. Sim, o ídolo corinthiano, que foi contratado em 1987, depois de passagem pelo Bangu! Quatro minutos depois, foi a vez de Pita marcar, após passe de Zé Teodoro.

A história, porém, não termina por aí. Após o jogo, uma homenagem foi feita a Jackie Bell, ex-treinador da seleção jamaicana, já falecido, na época. Quem recebeu foi a filha dele, Natasha. Mas o que interessa é quem entregou a homenagem: José Maria Marin, preso nesta quarta-feira (27), por envolvimento em casos de corrupção ligados a FIFA. Marin foi enviado ao amistoso, como representante da Confederação Brasileira de Futebol e quatro anos antes era governador de São Paulo.

Aqui está, um jogo com muita história…

As escalações

São Paulo: Gilmar (Zé Carlos); Zé Teodoro, Oscar, Wagner e Bernardo; Nelshino (Fonseca), Muller, Vizolli (Manu) e Silas; Pita e Lê (Neto).

Caribbean All Stars: Paul Sterling; Gobels Cadet, Marvin Fisher (Frank Marshall), Jean Cadet (Dave Brooks) e Clayton Morris; Marvin Faustin, Howard Bell, Jean Matalier (Leslie Creary) e Russel Latapy; David Burgess (Kenneth Gaynor) e Raymond Ravina.

Anúncios

4 comentários em “Seleção Caribenha x São Paulo: Latapy, Marin e Neto…

  1. não sei se sou só eu, mas de um tempo pra cá toda escalação que leio vem na hora na minha mente a voz do Avalone escalando o time haha Não duvido nada que o Marin roubou a homenagem do jamaicano também kk

  2. Achei algo sobre!! Na Folha do dia 16 de março de 1987, a programação de esportes citava que o SPFC iria fazer um jogo na segunda, dia 16, e na quarta, dia 18. Na Folha do dia 19, uma notinha de rodapé foi publicada dessa forma:
    “DELEGAÇÃO RETORNA AMANHÃ DO EXTERIOR
    O São Paulo venceu o Axford, da Inglaterra [imagino que seja um erro – não há nenhum time com esse nome segundo minhas pesquisas], nos pênaltis (6 a 5), ontem em Trinidad Tobago. No tempo normal, o jogo terminou 1 a 1. A delegação retorna amanha à noite a São Paulo. No domingo, o time estréia no Campeonato Paulista, enfrentando o Santo André no Morumbi (zona sul de São Paulo).”

    Cabe uma reportagem bem alternativa sobre essa excursão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s