Seleção Caribenha x São Paulo: Latapy, Marin e Neto…

Era 16 de março de 1987, uma segunda-feira à noite, com 30 mil pessoas, o Estádio Nacional (atual Hasely Crawford) de Trinidad e Tobago, em Port of Spain recebeu um dos amistosos mais alternativos, aleatórios e escondidos da história: São Paulo e Caribbean All Stars. Informações são mínimas. Imagens inexistentes (se encontrarem, me avisem). Vídeo, então!!!

Cartaz da partida.
Cartaz da partida.

O São Paulo, campeão brasileiro de 1986, conseguiu o título daquele certame, somente em 25 de fevereiro de 1987. Três semanas depois estava em Trinidad e Tobago. Antes disso, disputou a Marlboro Cup, em Miami, contra o Millionarios, Deportivo Cali e a seleção americana. Ficou em terceiro lugar.

O Tricolor contava com a base da seleção brasileira na Copa de 1986: Muller, Oscar, Silas… e Careca. O parceiro de Maradona no Napoli era o mais aguardado no país, mas devido ao contrato, que havia se encerrado em 5 de março, o jogador ficou no Brasil, mas não o renovou e rumou a Itália.

A base da seleção caribenha era composta por jogadores de Trinidad e Tobago, Jamaica, Haiti e Antilhas Holandesas. Entre os jogadores, o que mais chama a atenção é Russell Latapy, meia trinitino que na época era capitão da equipe sub-19 e quase duas décadas depois participou de um momento histórico para o futebol local: a participação na Copa do Mundo de 2006. No Mundial, jogou pouco, apenas os 24 minutos finais da partida contra o Paraguai.

Uma das poucas imagens da atuação de Russel Latapy, contra o Paraguai. (Getty Images)
Uma das poucas imagens da atuação de Russel Latapy, contra o Paraguai. (Getty Images)

A partida terminou 2 a 0 para o São Paulo. O primeiro gol só saiu aos 27 minutos do segundo tempo, em cobrança de falta de Neto. Sim, o ídolo corinthiano, que foi contratado em 1987, depois de passagem pelo Bangu! Quatro minutos depois, foi a vez de Pita marcar, após passe de Zé Teodoro.

A história, porém, não termina por aí. Após o jogo, uma homenagem foi feita a Jackie Bell, ex-treinador da seleção jamaicana, já falecido, na época. Quem recebeu foi a filha dele, Natasha. Mas o que interessa é quem entregou a homenagem: José Maria Marin, preso nesta quarta-feira (27), por envolvimento em casos de corrupção ligados a FIFA. Marin foi enviado ao amistoso, como representante da Confederação Brasileira de Futebol e quatro anos antes era governador de São Paulo.

Aqui está, um jogo com muita história…

As escalações

São Paulo: Gilmar (Zé Carlos); Zé Teodoro, Oscar, Wagner e Bernardo; Nelshino (Fonseca), Muller, Vizolli (Manu) e Silas; Pita e Lê (Neto).

Caribbean All Stars: Paul Sterling; Gobels Cadet, Marvin Fisher (Frank Marshall), Jean Cadet (Dave Brooks) e Clayton Morris; Marvin Faustin, Howard Bell, Jean Matalier (Leslie Creary) e Russel Latapy; David Burgess (Kenneth Gaynor) e Raymond Ravina.

Anúncios

4 comentários em “Seleção Caribenha x São Paulo: Latapy, Marin e Neto…

  1. não sei se sou só eu, mas de um tempo pra cá toda escalação que leio vem na hora na minha mente a voz do Avalone escalando o time haha Não duvido nada que o Marin roubou a homenagem do jamaicano também kk

  2. Achei algo sobre!! Na Folha do dia 16 de março de 1987, a programação de esportes citava que o SPFC iria fazer um jogo na segunda, dia 16, e na quarta, dia 18. Na Folha do dia 19, uma notinha de rodapé foi publicada dessa forma:
    “DELEGAÇÃO RETORNA AMANHÃ DO EXTERIOR
    O São Paulo venceu o Axford, da Inglaterra [imagino que seja um erro – não há nenhum time com esse nome segundo minhas pesquisas], nos pênaltis (6 a 5), ontem em Trinidad Tobago. No tempo normal, o jogo terminou 1 a 1. A delegação retorna amanha à noite a São Paulo. No domingo, o time estréia no Campeonato Paulista, enfrentando o Santo André no Morumbi (zona sul de São Paulo).”

    Cabe uma reportagem bem alternativa sobre essa excursão!

    1. Esse jogo foi contra o WATFORD da Inglaterra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close