O estranho sistema de rebaixamento e acesso da Bélgica

O KAA Gent alcançou seu maior feito em seus 151 anos: o inédito título da Jupiler League, a liga da Bélgica, nesta quinta-feira (22), ao vencer o Standard Liége, por 2 a 0. Uma campanha de “arrancada certo no momento correto”. Mais do que isso, o que chama atenção são os playoffs para definir os rebaixados.

A primeira divisão belga é dividida em duas fases. Na primeira, as 16 equipes se enfrentam em turno e returno. Os seis melhores se classificam para os playoffs do título, enquanto os oito subsequentes disputam uma vaga na Liga Europa. Os dois últimos da fase regular não são automaticamente rebaixados. As equipes disputam cinco jogos entre si, para definir um rebaixado direto e o outro disputa um playoff contra três equipes da segunda divisão.

Na atual temporada, Cercle Brugge e Lierse terminaram com 24 e 22 pontos, respectivamente, na fase regular e dentro da “zona de rebaixamento”. Assim, os dois clubes se enfrentaram por quatro vezes em um espaço de 30 dias.

Na fase regular, o Cercle ficou 11 rodadas na zona de rebaixamento, enquanto o Lierse, permaneceu o dobro de rodadas. Mesmo com dois pontos a mais para o rival, o Cercle perdeu as duas partidas da primeira fase, ambas por 2 a 1. Seria um prenúncio do que viria nos playoffs.

Pelo regulamento, os quatro jogos deveriam ser cinco, mas não foi necessário. O Lierse venceu o primeiro jogo, fora de casa, por 3 a 2, enquanto que o Cercle fez 1 a 0 na segunda rodada e empataram em pontos, mas as duas seguintes rodadas decretaram o descenso do lado verde e preto de Brugge, 2 a 0 e 3 a 2. Com uma vantagem de seis pontos (nove a três), o quinto jogo não foi necessário. O Cercle foi rebaixado e o Lierse conquistou o direito de em mais seis jogos tentar permanecer na divisão.

Jogadores e torcedores do Cercle se consolam após a confirmação do rebixamento. (Foto: Facebook/Cercle Brugge)
Jogadores e torcedores do Cercle se consolam após a confirmação do rebixamento. (Foto: Facebook/Cercle Brugge)

A segunda divisão do país foi vencida pelo Sint-Truiden, que garantiu a vaga direta. Outros três clubes garantiram vaga nos playoffs, junto ao Lierse, para definir quem ficava com a 16ª vaga na Jupiler League 2015/16.

O critério de classificação para os playoffs também é estranho. Se assemelha, em partes, com o sistema da segunda divisão holandesa, como foi destacado pela Trivela, devido a divisão em períodos. “Desportivamente”, do 2º ao 4º colocado estariam classificados, mas o quarto colocado da fase regular, o Seraing United não se classificou, pois não venceu nenhum período. O Lommel United, campeão do terceiro período e segundo colocado da fase regular; Eupen, segundo colocado da fase regular e beneficiado pelo título do segundo período conquistado pelo Sint-Truiden e OH Leuven, campeão do primeiro período e quinto colocado no período regular se classificaram para os playoffs.

Eupen (branco) ou OH Leuven (vermelho): quem garante a 16ª vaga? (Foto: Facebook/Eupen)
Eupen (branco) ou OH Leuven (vermelho): quem garante a 16ª vaga? (Foto: Facebook/Eupen)

Este playoff terá seu final neste domingo (24), e o Lierse, da primeira divisão, já não tem mais chances de permanência. O Lommel fez apenas um ponto. OH Leuven, com 11 pontos e Eupen, com oito, se enfrentam na última rodada e caso o segundo vença garante vaga na elite, já que empatam em pontos e número de vitórias, mas irá desempatar no confronto direto, já que no primeiro turno, as equipes empataram em 1 a 1. Resta esperar domingo, às 11h30, no Kehrweg Stadion, casa do Eupen, para ver quem fica com essa “estranha” e desejada 16ª vaga.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s