Comercial (PR): o título e o calendário confuso

Norte e sul. Por um bom tempo, o Campeonato Paranaense teve esse encontro nas fases finais. Nada por acaso, mas sim pelo regulamento. E foi assim, que em 1961, o Esporte Clube Comercial, de Cornélio Procópio ergueu a taça.O campeonato daquele ano foi disputado por 37 equipes, divididas em três campeonatos: Sul, Norte Velho e Norte Novo.

No primeiro turno da primeira fase, o Comercial terminou em terceiro lugar, com 15 pontos, um ponto a menos que Mandaguari, campeão do turno e Paranavaí. No segundo turno, o título veio com campanha relativamente tranquila, com 18 pontos, quatro a menos que o Mandaguari, que se enfrentaram na final do Norte Novo.

Foram três jogos. No primeiro, em casa, o Comercial não saiu do empate em 0 a 0. Porém, nos dois jogos seguintes, duas vitórias por 2 a 1 e o título confirmado.

O Comercial então, representou o Norte Novo no triangular final, que reuniu o Jacarezinho, campeão do Norte Velho e o Operário (Ponta Grossa), do Sul, que ganhou a vaga na justiça, contra o Coritiba, devido a escalação de um jogador irregular.

A grande curiosidade é que a fase final do campeonato foi disputada no segundo semestre de 1962. Devido a briga entre Operário e Coritiba. O caso fica mais curioso, já que o campeonato de 1962 já havia começado em abril daquele ano, com a presença dos três clubes do triangular final de 1961.

Não há uma exatidão de datas e ordem, mas os resultados do triangular foram os seguintes:

Jacarezinho 2×2 Operário

Operário 8×1 Jacarezinho

Operário 3×0 Comercial

Comercial 2×1 Operário

Comercial 2×1 Jacarezinho

Jacarezinho 2×0 Comercial

Sendo assim, o Comercial terminou com seis pontos; Operário, com cinco e Jacarezinho, com apenas um. O empate entre Jacarezinho e Operário foi determinante na conquista, já que se houvesse a vitória da equipe ponta-grossense, este seria campeão pelo saldo de gols.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O título propiciou a equipe, a participação na Taça Brasil de 1962. Mas a campanha foi de apenas dois jogos, logo na primeira fase, a equipe foi eliminada pelo Metropol de Criciúma. No dia 9 de setembro de 1962, poucos dias depois do título paranaense, a equipe empatou em casa por 1 a 1, mas sofreu a derrota, fora, por 2 a 1.

PR - COMERCIAL -- CARTÃO

Anúncios

Um comentário em “Comercial (PR): o título e o calendário confuso

  1. Bons tempos. Esse é um clube que deixa saudades. Anteriormente havia possibilidade de um interior forte. Basta ver que o Roderley, ídolo do Grêmio Maringá, venceu a União Soviética pelo clube do interior. Também enfrentou a Seleção Brasileira de Pelé, mas jogando pelo Coritiba. Atualmente cogitar jogos de pequenos contra gigantes pode valer um título de lunático.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s