Coenge (DF): cinco anos e um título

Hugo; Ferraz, Tatá, Mauro e Xixico; Pelezão e Divino; Márcio Minhoca, Pelezinho, Noé e Oscar. No 4-2-4, um dos clubes mais meteóricos da história do futebol candango se tornou campeão estadual de 1969. Era o Coenge, do Gama!

A equipe foi fundada em 14 de novembro de 1966. No dia 19 de outubro de 1969, se sagrava campeão estadual. E em 13 de agosto de 1971, o clube foi extinto. Cinco anos de existência e um título marcante. Uma curta história.

O campeonato de 1969 tem poucos registros. Segundo o site futebolnacional.com, foram 24 clubes divididos em dois grupos, um de 13 e outro de 11. Embalados por uma conquista de um quadrangular que começou em 1968 e que foi finalizado no ano seguinte, os dirigentes do Coenge decidiram que o clube iria disputar o estadual.

A estreia foi contra o Vila Matias, com vitória por 1 a 0. A classificação para a segunda fase foi tranquila, com o segundo lugar alcançado. A última rodada foi disputada no dia 19 de outubro. O Grêmio Brasiliense (de Núcleo Bandeirantes), então líder “da fase”, precisava vencer o Flamengo de Brasília, mas foi derrotado por 2 a 1. O Coenge então precisava vencer o Brasília de Taguatinga (sim, é isso mesmo). O Brasília perdeu pênalti no primeiro tempo, que terminou 2 a 1 para os alvinegros gamenses. No segundo tempo, o título foi confirmado com o resultado final de 5 a 1. Os gols da equipe foram marcados por Oscar, Divino, Noé (dois) e Marcos.

Festa dos funcionários da  COENGE S.A. – Engenharia e Construções. Sim, foi de uma empresa que a história do clube surgiu. O clube nasceu como forma de incentivar a prática do futebol entre os funcionários da empresa, para se manterem unidos. Se os funcionários faziam parte do elenco campeão, não há registros, porém, é provável, que sim.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A curta história do clube foi encerrada em uma assembleia da Federação Desportiva de Brasília (FDB). Em 1971, o clube até participou de alguns jogos do Candangão, mas devido a dívidas com a tesouraria da FDB, o clube foi desfiliado e extinto em 13 de agosto de 1971. Uma história curta, com título e fim triste, como todo fim de um clube marcante.

DF - COENGE -- CARTÃO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s