Rio Negro (RR): o manauara de Boa Vista

Década de 1970! Você é um manauara longe de sua terra natal, longe do seu povo, da sua cultura, do seu domingo de futebol! Você vive em Roraima, mas o coração alvinegro ainda pulsa! Oras, que tal formar um clube em solo roraimense, com mesmo nome e cores do seu time de coração? Foi essa a ideia de um grupo de torcedores fanáticos pelo Rio Negro de Amazonas, ao fundarem o homônimo de Roraima no dia 26 de abril de 1971.

O futebol na época era amador, tanto que se profissionalizou (ou não, infelizmente) em 1995. O primeiro Campeonato foi organizado em 1960, quando a Federação Riobranquense de Desportos ainda comandava o futebol local. Até a década de 1990, a equipe não obteve resultados expressivos, mas tudo mudou em 1991, com o primeiro título estadual, ainda na fase amadora.

Cinco anos depois, um fato inusitado. Era 22 de junho, o Roraimense estava na segunda disputa da fase profissional, em campo Rio Negro e Progresso. A torcida compareceu, ou melhor, Abraaão Pereira de Souza, servidor federal foi a única testemunha daquela partida, daqueles incríveis R$ 5 de renda, em que as equipes ficaram com R$ 1 cada.

O primeiro “título profissional” bateu na trave em 1999. Na final, o alvinegro enfrentou o Baré e a decisão foi para os pênaltis, após dois empates (1-1 e 3-3) nos jogos decisivos. Nas penalidades, derrota por 4 a 3.

Depois do vice, o título veio um ano depois. O Roraimense de 2000 foi disputado por sete equipes, com formato de turno e returno. Os campeões de cada turno se enfrentavam na final. Na última rodada do primeiro turno, o Baré liderava com 13 pontos, três a mais que Rio Negro e Atlético Roraima. O Rio Negro venceu o Náutico por 3 a 0, enquanto Atlético Roraima e Baré se enfrentaram, com vitória do primeiro, por 2 a 0. Com essa combinação, o Rio Negro ficou com o título do primeiro turno, devido ao saldo de gols.

No segundo turno, o campeonato foi novamente dominado pelos líderes do primeiro turno, mas o Rio Negro ficou há quatro pontos do campeão do turno, o Atlético Roraima, que fez 16 pontos.

Campanha

Primeiro turno

GAS 0x3 Rio Negro

Rio Negro 2×2 Baré

Rio Negro 3×2 Progresso

Náutico 1×0 São Raimundo

Rio Negro 1×2 São Raimundo

Rio Negro 1×0 Roraima

Rio Negro 3×0 Náutico

Classificação

1º – Rio Negro 13

2º – Roraima 13

3º – Baré 13

4º – São Raimundo 9

5º – Náutico 7

6º – Progresso 6

7º – GAS 0

Segundo turno

Rio Negro 3-2 Progresso

São Raimundo 1-3 Rio Negro

Rio Negro 1-3 Roraima

Rio Negro 6-1 Náutico

GAS 1-2 Rio Negro

Baré 5-0 Rio Negro

Classificação

1º – Roraima 16

2º – Baré 15

3º – Rio Negro 12

4º – GAS 6

5º – Náutico 5

6º – São Raimundo 4

7º – Progresso 0

Na grande final, disputada em jogo único, o Rio Negro conquistou seu segundo título estadual e o primeiro da “Era Profissional” goleando o Atlético Roraima por 4 a 0, no dia 14 de outubro de 2000.

O título rendeu ao clube, um calendário cheio em 2001. A equipe participou da primeira fase da Copa do Brasil quando foi derrotado nos dois jogos contra o São Raimundo (AM), da Série C, onde fez razoável campanha, chegando a segunda fase da competição e ficou com o vice-campeonato estadual.

Em 2015

Depois de três anos brigando por títulos, o Rio Negro não conseguiu mais repetir boas campanhas. Para o Roraimense 2015, a equipe passou por dificuldades na montagem do elenco, tanto que no meio de fevereiro, a equipe tinha apenas 16 jogadores, mas acabou se beneficiando da alteração da data de início do campeonato.

O elenco alvinegro conta com uma peculiaridade, um “atleta dirigente”, o meia Jackson Cicarelli ocupa um cargo na diretoria de clube. “Trabalhar como diretor técnico do Rio Negro é uma responsabilidade muito grande. Assumi essa função para ajudar a montar o time, chamar meus amigos que queriam jogar e elevar o clube, que naquela época era um dos piores”, contou Jackson, em entrevista ao globoesporte.com.

RR - RIO NEGRO -- CARD

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s