Minnesota Brazil

Ibson é o sexto brasileiro do elenco do Minnesota United. (Foto: Minnesota United FC - Facebook)
Ibson é o sexto brasileiro do elenco do Minnesota United. (Foto: Minnesota United FC – Facebook)

Um Shakhtar Donetsk nos Estados Unidos ou uma “seleção” brasileira acima dos trinta anos? Ou por que não, os dois? Depois de Romário, Marcos Senna, Kléberson, Ronaldo (como dirigente) e Léo Moura, agora é a vez de Ibson ser anunciado pelo Minnesota United, clube da North American Soccer League (NASL), a outrora competição – pelo menos no nome – que Pelé desbravou, e que atualmente é a liga de segundo escalão do futebol estadunidense.

No site oficial do clube, o anúncio da contratação rendeu uma versão em português da notícia, onde o meia é apresentado como um jovem de 31 anos que aproveita as folgas curtas para aparecer junto ao ataque. O diretor técnico do clube, Manny Lagos, em entrevista ao site do clube, elogiou a contratação do jogador. “Com a experiência que traz e os níveis que já jogou, estamos entusiasmados em tê-lo conosco em nosso roster — sabemos que ele vai nos tornar melhor e adicionar muita qualidade ao time”, disse.

Ibson vai encontrar no Minnesota United, um esquadrão de brasileiros. Além dele, outros cinco brasileiros fazem parte do elenco: os zagueiros Cristiano Dias e Tiago Calvano; o meia Juliano Vicentini, o ponta-esquerda Daniel Mendes e o centroavante Pablo Campos. Ibson não é o mais velho entre os brasileiros. Com 31 anos, ele chega para formar uma equipe “trintona” do Brasil em Minnesota. Após passagem apagada pelo Sport, o meia não foi contratado por nenhum clube brasileiro e optou pelo desafio da NASL.

Daniel Mendes é o mais velho, com 34 anos, o jogador começou a carreira no Botafogo, mas fez carreira na Suécia, onde ficou por 10 anos, passando pelo Degerfors, Kalmar, AIK e GAIS.

Juliano Vicentini, 33 anos, surgiu no Palmeiras, passou também por Flamengo, Guarani e Juventude. Ficou quatro temporadas na Itália, onde ajudou o Novara a conquistar o acesso a Serie A, em 2011.

Tiago Calvano, 33 anos, é o mais andarilho. Começou a carreira no Botafogo, mas logo se transferiu para a Itália. O zagueiro jogou com Messi – ou pelo menos fez parte do elenco – no Barcelona B, onde ficou entre 2003 e 2005. Depois disso, jogou por três temporadas no Young Boys, da Suíça. Se transferiu para o MSV Duisburg, onde ficou duas temporadas para depois acertar com o Fortuna Dusseldorf. Depois disso, ficou quatro temporadas na Austrália.

Pablo Campos, 32 anos, completa o “time dos trintões”, com 1,91 m, passou pelas categorias de base de Guarani e Botafogo, mas foi nos Estados Unidos que a carreira profissional começou. Já são 10 temporadas na terra do Tio Sam, com apenas um pequeno hiato em 2008, quando acertou com o GAIS, da Suécia.

Apenas Cristiano Dias não tem mais de 30 anos, que completará em 2016. Já são cinco anos no clube. Antes disso, jogou outras três temporadas pelo FL Strikers. Todos eles já estavam no elenco em 2014.

Este slideshow necessita de JavaScript.

O “brasileirismo” do elenco reflete na preparação da equipe. O Minnesota faz uma pré-temporada no Brasil, entre os dias 11 e 23 de março, no Rio de Janeiro, mas ainda não foram definidos os amistosos da equipe. Botafogo e Flamengo são dois dos clubes desejados, já que Juliano, Ibson e Tiago Calvano têm passagem pelos clubes. “Estou muito feliz e animado para estar indo para a minha cidade natal e país de origem para pré-temporada”, disse Calvano ao site do clube.

O Minnesota United FC foi fundado em 2010, como NSC Minnesota, para substituir o Minnesota Thunder. Em 2011, ainda como NSC, foi campeão da NASL. Na última temporada, a equipe foi campeã da Spring Championship, espécie de primeiro turno do campeonato e mesmo com a melhor pontuação geral, ao final da Fall Championship, o clube não chegou a final. Com mais um reforço brasileiro, a expectativa é pelo título.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s