
O Maribor venceu o Celtic pelos play-offs da Liga dos Campeões da Europa e conseguiu o direito de disputar novamente a fase de grupos da competição. Demorou, mas finalmente o maior clube esloveno conquistou essa vaga na fase de grupos, após 15 anos de expectativa.
Era a temporada 1999/2000, o clube havia conquistado o tricampeonato esloveno, atualmente já são 12 títulos. Para chegar a fase de grupos, o Maribor passou pelo Genk (5 a 4 no agregado) e de forma surpreendente eliminou o Lyon (3 a 0 no agregado).
O sorteio não colocou nenhum gigante europeu a frente da equipe, mas era e foi complicado. Lazio, Bayer Leverkusen e Dinamo Kiev foram os sorteados e o que era esperado aconteceu, a eliminação logo na primeira fase.
Na estreia da fase de grupos, uma vitória fora de casa contra o Dinamo, por 1 a 0. Aquele gol marcado por Ante Simundza, foi o primeiro dos apenas dois marcados pelo clube. O segundo e último gol foi feito contra o próprio clube ucraniano pela 5ª rodada, por Stipe Balajic, zagueiro croata, na derrota por 2 a 1.
Entre estes confrontos, outras três derrotas: Leverkusen (2 a 0) e duas goleadas de 4 a 0 dadas pela Lazio de Stankovic, Simeone, Nedved e Nesta. O clube só voltou a pontuar na última rodada, empate sem gols com o Bayer.
Os jogos do Maribor
Dinamo Kiev 0 x 1 Maribor
Lazio 4 x 0 Maribor
Maribor 0 x 4 Lazio
Maribor 1 x 2 Dinamo Kiev (Jogo completo)
Não foram encontrados vídeos dos jogos contra o Bayer Leverkusen
Para essa temporada, o Maribor tem grandes chances de enfrentar um gigante europeu, já que o clube está no quarto pote do sorteio. O clube possui dois brasileiros no elenco, o atacante Marcos Tavares, autor do gol da classificação e o zagueiro Arghus, que já foi entrevistado pelo Série Z. Uma boa Champions para os eslovenos.
Deixe uma resposta