O Campeonato Cipriota vai começar e como de costume, brasileiros, espanhóis e portugueses dominam as nacionalidades dos estrangeiros, mas com destaque para a invasão de venezuelanos e georgianos durante o mercado de transferências.
Os favoritos continuam os mesmos, porém tem grande clube que se enfraqueceu e outro que subiu de patamar. A briga contra o rebaixamento deve ter os mesmos clubes.
A nova desta temporada é o número de clube que caiu de 14 para 12. O regulamento prevê duas fases. Os seis primeiros na primeira fase se qualificam para o hexagonal do título e das ligas européias, enquanto os seis subsequentes vão para o hexagonal que definirá os dois rebaixados. A pontuação da primeira fase continua para a segunda.
Agora vamos aos clubes da A Kategoria 2014/15.
AEK Larnaca
Temporada passada: 7º colocado
Principais contratações: Armando Sipo (LE, Vaslui); Ilias Charalambous (Z, Levadiakos); Damiano Schet (A, RKC Waalwijk) e Roberto Colautti (A, Anorthosis Famagusta)
Principais perdas: Hélder Castro (V, Targu Mures) e Nassir Maachi (M, Flamurtari Vlore)
Craque: Roberto Colautti
Brasileiros no elenco: Alexandre Negri (G)
Expectativa para a temporada: classificação para os play-offs
O AEK Larnaca faz parte do bloco dos seis fortes da primeira divisão do Chipre e por isso, a temporada passada foi decepcionante, já que a expectativa era lutar pelas competições européias e restou cumprir tabela nos play-outs. A equipe se sobressaiu e nem se preocupou com o risco de cair.
Para essa temporada, o treinador foi trocado. Saiu o grego Dimitrios Eleftheropoulos e entra o ex-jogador Thomas Christiansen, que terá sua primeira oportunidade como treinador. Apesar de manter os ídolos do clube David Catalã e Alexandre Negri, além do artilheiro do clube na liga passada Dimistris Pavlou, a responsabilidade técnica do time deve ficar com Roberto Colautti, a grande contratação do clube.
AEL Limassol
Temporada passada: vice-campeão
Principais contratações: Cadú (Z, CFR Cluj); Lukasz Gikiewicz (A, Tobol); Leandros Lillis (A, Alki Larnaca) e Marco Tagbajumi (A, Ermis Aradippou)
Brasileiros contratados: Danielzinho (A, São Caetano); Diego Barcellos (MA, Nacional-POR) e Rômulo (A, Sintrense)
Principais perdas: Jorge Monteiro (A, Moreirense); Edu Oriol (M, Blackpool) e Edwin Ouon (Z, Ermis Aradippou)
Craque: Luciano Bebê
Brasileiros no elenco: Edmar Silva (V), Luciano Bebê (M), Diego Barcellos (MA), Danielzinho (A), Rômulo (A)
Expectativa para a temporada: título
Frustrante. Assim pode ser definido, o final de temporada 2013/14 para o AEL Limassol. No jogo do título contra o APOEL, a equipe precisava de um empate, mas acabou derrotado.
Para essa temporada, muitas contratações. Se saiu um dos quatro artilheiros da liga passada, o português Jorge Monteiro entra o italiano Marco Tagbajumi, os dois fizeram 18 gols. A base foi mantida e aqueles que saíram foram bem repostos nas contratações. É bom ficar de olho no atacante Leandros Lillis, destaque da seleção de base cipriota e talvez único destaque da mais que pífia campanha do Alki Larnaca, rebaixado na época passada.
Anorthosis Famagusta
Temporada passada: 6º colocado
Principais contratações: Albert Serrán (Z, Alcórcon) e Chinedu Ede (Mainz 05)
Principais perdas: Fofana (M, Omonia); Shota Grigalashvili (Omonia); Paulo Jorge (Z, DOXA); Valentinos Sielis (AEL Limassol) e Roberto Colautti (AEK Larnaca)
Craque: Toni Calvo
Expectativa para a temporada: classificação para os play-offs
Sabe aquele clube que fez o futebol cipriota debutar na Liga dos Campeões da Europa, pois bem, esqueça-o. O Anorthosis Famagusta nem de longe lembra aquele time. Na temporada passada, uma péssima campanha nos play-offs fez o clube abaixar a cabeça e o reflexo se deu no mercado de transferências. Colautti, Grigalashvili e Fofana foram os jogadores que mais entraram em campo pelo clube em 2013/14, mas deixaram Famagusta e enfraqueceram a equipe.
As contratações não animam a torcida e uma vaga na Liga Europa parece longe de ser alcançada. O risco de disputar o hexagonal do rebaixamento é possível.
APOEL Nicosia
Temporada passada: campeão
Principais contratações: Georgios Efrem (M, Omonia); Carlão (Z, Sochaux); Rafik Djebbour (A, Nottingham Forest) e Alex Konstatinou (A, Apollon Limassol)
Brasileiros contratados: Carlão (Z, Sochaux)
Principais perdas: Marcelo Oliveira (Z, Moreirense) e Selim Benachour (Paykan-IRÃ)
Craque: Tomás de Vincenti
Brasileiros no elenco: Carlão (Z), João Guilherme (Z), Kaká (Z), Vinícius (V) e Gustavo Manduca (A)
Expectativa para a temporada: título
A alavanca para o título da última liga foi puxada quando Tomás de Vincenti chegou ao clube, a partir dali, ele e Cillian Sheridan (que merece uma chance na seleção irlandesa) comandaram a equipe que vinha com uma campanha boa, porém poderia ser melhor no primeiro semestre. Os dois jogadores continuam e são peça-chave na campanha.
O que pode “atrapalhar” a campanha na A Kategoria é a iminente classificação para a fase de grupos da Champions League. Em compensação, o elenco campeão foi mantido e nenhuma peça importante saiu. Isso se junta, com os bons nomes contratados para a temporada.
Apollon Limassol
Temporada passada: 3º colocado
Principais contratações: João Paulo (Z, Omonia); Jan Rezek (A, Viktoria Plzen) e Thuram (A, Aris Limassol)
Brasileiros contratados: Thuram (A, Aris Limassol)
Principais perdas: Roberto García (A, Omonia); Alex Konstatinou (A, APOEL Nicosia) e Andreas Stavrou (M, AEL Limassol)
Craque: Abraham Guié Guié
Brasileiros no elenco: Thuram (A)
Expectativa para a temporada: vaga nas competições europeias
Durante boa parte da temporada passada, o Apollon era considerado o grande favorito ao título, mas nem mesmo a Liga dos Campeões veio. Para essa época bons nomes saíram e a reposição foi feita à altura. Destaque para o brasileiro Thuram, que veio do “primo pobre” de Limassol.
A campanha na liga também pode depender da campanha na Liga Europa. Para chegar a fase de grupos, o Apollon terá que reverter o empate de 1 a 1, em casa, contra o Lokomotiv Moskow. Sem Liga Europa, foco total na A Kategoria, porém, com ela, é outra história.
Ayia Napa
Temporada passada: campeão da segunda divisão
Principais contratações: Felipe Gomes (G, Apollon Smyrnis); Leonel Poci (M, Chania); Daniel Haber (A, Apollon Limassol) e Stavros Stathakis (Z, AEK Atenas)
Brasileiros contratados: Felipe Gomes (G, Apollon Smyrnis
Principais perdas: Demos Goumenos (M, ENP) e Louis Aniweta (Z, Anagennisis)
Craque: Antonis Antoniou
Brasileiros no elenco: Felipe Gomes (G)
Expectativa para a temporada: fugir do rebaixamento
Não durou muito tempo, a estadia do clube laranja e branco na segunda divisão, apenas uma temporada. Mas isso não muda o objetivo do clube, que é a permanência na elite. A grande perda foi o zagueiro ruandês Aniweta. Dez contratações foram feitas, mas nenhuma com grande destaque e que dão um a visão de um futuro melhor para a equipe.
O clube é novo, foi fundado em 1990 e possui uma torcida boa, para os parâmetros. Talvez ela, seja o grande diferencial na luta contra o rebaixamento.
DOXA
Temporada passada: 10º colocado
Principais contratações: Luiz Fernando (G, Red Bull Brasil); Paulo Jorge (Z, Anorthosis Famagusta); Héctor González (M, Atlético Venezuela); Giovanny Romero (Z, Atlético Venezuela) e Ricardo Fernandes (M, Omonia)
Brasileiros contratados: Luiz Fernando (G, Red Bull Brasil)
Principais perdas: Ricardo Lobo (A, Ehime); Pedro Baquero (Z, Lleida Esportiu); Rodri (M, Omonia) e Gleison (M, Nea Salamis)
Craque: Ricardo Fernandes
Brasileiros no elenco: Luiz Fernando (G), João Leonardo (Z), Marcelão (Z) e Leandro Souza (A)
Expectativa para a temporada: fugir do rebaixamento
Sem dúvida alguma, o DOXA foi o grande protagonista do mercado de transferências cipriota. Depois de um segundo semestre horroroso, onde quase foi rebaixado, a palavra reformulação foi peça chave para melhorar a posição. Para isso, uma legião de estrangeiros foi contratada. Em especial, os venezuelanos, cinco ao todo. A Katokopia se tornou o pedaço da Venezuela no Chipre.
Ídolo da torcida, o meia Ricardo Fernandes voltou após seis meses no Omonia. Ele é um dos poucos remanescentes do elenco que começou a temporada passada.
Ermis Aradippou
Temporada passada: quarto colocado
Principais contratações: Jonatas Belusso (A, Treze); Douglas Packer (V, Treze); Edwin Ouon (Z, AEL Limassol) e Martin Bogatinov (G, Steaua Bucareste)
Brasileiros contratados: Jonatas Belusso (A, Treze); Douglas Packer (V, Treze) e Erick (M, FC Dallas)
Principais perdas: Marco Tagbajumi (A, AEL Limassol) e Giannis Arabatzis (G, Astra Giurgiu)
Craque: China
Brasileiros no elenco: Jonatas Belusso (A), Douglas Packer (V), Paulinho (L) e Erick (M)
Expectativa para a temporada: vaga nas competições europeias
O APOEL foi campeão, mas o grande destaque da A Kategoria 2013/14 foi o Ermis Aradippou. O clube vinha de um acesso da segunda divisão, quando conquistou a terceira vaga e não só permaneceu na elite, como fez uma grande campanha. Além disso, foi o único clube daqueles que haviam garantido o acesso a permanecer na elite.
A atual temporada começou com a disputa da Liga Europa, a primeira competição continental da história do clube. O clube acabou eliminado pelo Young Boys, da Suíça. Contudo se fez a história e ela não parou com o título da Supercopa do Chipre. Todos esses elementos tornam o clube favorito a ficar na parte de cima da tabela sem maiores problemas.
Ethnikos Achnas
Temporada passada: 9º colocado
Principais contratações: Elipidoforos Elia (M, Nea Salamis); Eduardo (V, Aris Limassol) e Andreas Dober (Z, SKN St. Pölten)
Brasileiros contratados: Eduardo (V, Aris Limassol); Ibson (M, Potiguar); Juninho (A, Vila Tereza-URU); Valdo (A, Ituano); Jone (A, Inter de Santa Maria) e Everton Bezerra (L, Resende)
Principais perdas: Rafael Gaúcho (A, Birkirkara); Dimitris Froxilias (M, AEK Larnaca) e Silas (M, Atlétio CP)
Craque: Bouna Condoul
Brasileiros no elenco: Eduardo (V); Ibson (M); Juninho (A); Valdo (A); Jone (A) e Everton Bezerra (L)
Expectativa para a temporada: fugir do rebaixamento
Saíram três e entraram seis. Não entendeu? Os números representam o tanto de jogadores brasileiros que foram envolvidos nas transferências do clube. A equipe de Achnas foi o que mais contratou brasileiros, seis.
Elia, ídolo do clube voltou, mas o grande jogador continua sendo o goleiro Bouna Coundoul, titular da seleção senegalesa. O objetivo é a permanência na elite, mas com toda torcida para que os brasileiros deem liga.
Nea Salamis
Temporada passada: 8º colocado
Principais contratações: Siaka Baba (V, Chaves); Gabi Couto (M, Penafiel) e os brasileiros
Brasileiros contratados: Leandro Silva (Z, DOXA); Marco Aurélio (Z, Ethnikos Achnas) e Gleison (M, DOXA)
Principais perdas: Justin Mengolo (A, Univ. Cluj); Ernestas Setkus (G, Kerkyra) e Dino Skvorc (Z, Univ. Cluj)
Craque: Ilias Vattis
Brasileiros no elenco: Leandro Silva (Z,); Marco Aurélio (Z) e Gleison (M) e Éder Fernandes (Z)
Expectativa para a temporada: meio da tabela
O Nea deve ocupar novamente aquela faixa da tabela “do lá, nem cá”. Não deve conseguir vaga nos play-offs e não deve ter problemas para se salvar do rebaixamento. O clube investiu em três brasileiros, dois deles vieram do DOXA, clube no qual veio boa parte das suas contratações.
Fazer uma temporada segura e vencer o Anorthosis são os grande objetivos do clube.
Omonia
Temporada passada: 5º colocado
Principais contratações: Rodri (M, Omonia); Cristóvão (A, Konyaspor); Milan Stepanov (Z, Mersin Idman Yurdu); Shota Grigalashvili (M, Anorthosis Famagusta) e Fofana (A, Anorthosis Famagusta)
Principais perdas: André Schembri (MA, FSV Frankfurt); Georgios Efrem (M, APOEL Nicosia) e João Paulo (Z, Apollon Limassol)
Craque: Moreira
Brasileiros no elenco: Serginho (V) e Alípio Brandão (A)
Expectativa para a temporada: título
Fazia tempo, que o Omonia não entrava em uma temporada como um dos candidatos ao título. O clube perdeu Schembri, Efrem e João Paulo, mas soube ir ao mercado e contratar bem, melhor, formar um elenco bom. Foram mais de 15 contratações. O clube sobe de patamar, depois de uma campanha boa, porém seus torcedores sempre querem mais. E com o APOEL campeão novamente, a vontade é cada vez maior.
A Geórgia pode começar a torcer pelo Omonia, já que três jogadores georgianos foram contratados: Grigalashvili, Kakubava e Lobzhanidze.
Othellos Athienou
Temporada passada: vice-campeão da segunda divisão
Principais contratações: Bojan Markovski (Z, Apollon Limassol); Jesús Vera (A, San José Tucumán) e Elguja Grigalashvili (M, Dínamo Tbilisi)
Principais perdas: Lajos Terjek (A, Anagennisis); Giorgos Loizou (G, Ethnikos Achnas); Orthodoxos Ioannou (Z, Omonia Aradippuo) e Jorge Neves (M, União Leiria)
Craque: Jesús Vera
Expectativa para a temporada: fugir do rebaixamento
O Othellos Athienou tem 81 anos, mas nunca disputou a primeira divisão do Chipre, no qual irá estrear nesta temporada. Na segunda divisão, o clube apostou numa mescla de jogadores cipriotas experientes e estrangeiros. O resultado foi positivo.
Jesús Vera, atacante argentino, vem sendo o grande destaque nos amistosos do clube. A torcida ficou triste, com a saída do atacante húngaro Lajor Terjek.
Deixe uma resposta