O clube de Karl Marx aprontou

DEU ZEBRA

O Chemnitzer eliminou o Mainz 05 da Copa da Alemanha, pela primeira fase da Copa da Alemanha. Uma surpresa. A partida foi acirrada do começo ao fim. O tempo regulamentar terminou empatado: 3 a 3, com direito a gol no final do jogo marcado por Niko Bungert, contra, o que garantiu sobrevida ao Chemnitzer. Na prorrogação mais gols, quatro no total, dois para cada lado. Faltando dois minutos para o fim do jogo, Marco Kehl fez o gol do desempate para o CFC, mas Johhanes Geis, um minuto depois manteve o sufoco. Resultado final: 5 a 5. A disputa foi para os pênaltis e a vitória foi do Chemnitz, por 5 a 4.

O clube da Saxônia divide a liderança da terceira divisão, com o Dynamo Dresden e o Wehen Wiesbaden , que tem 10 pontos. Já foram quatro rodadas disputadas (a quinta rodada foi iniciada no dia da publicação desse texto).

O clube sucede o PSV Chemnitzer, que foi fundado em 1920. Até 1953, o clube teve quatro nomes diferentes e a partir desse ano novamente mudou, dessa vez para SCG Chemie Karl-Marx-Stadt. Sim, um dos maiores intelectuais sociais, políticos e econômicos que o mundo já teve. Mas nada disso foi por vontade própria. Após a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha se via dividida. Devido a ocupação soviética foi criada a Alemanha Oriental. O futebol no todo mudou, mas a cidade de Chemnitz trocou até de nome: Karl-Marx-Stadt. Uma decisão do governo, com discurso acalorado do então primeiro-ministro do país, Otto Grotewohl:

“Olhem com amor e devoção ao fundador da doutrina socialista, o maior filho do povo alemão: Karl Marx. Tenho a honra de cumprir com a decisão do governo e realizar o ato solene de renomear a cidade e declarar […] que esta tem a honra de ser chamada: Karl-Marx-Stadt.”

Os escudos que o clube já teve, com destaque para a era Karl-Marx-Stadt FC.
Os escudos que o clube já teve, com destaque para a era Karl-Marx-Stadt FC.

A cidade até hoje possui um monumento a Karl Marx. Fica no centro da cidade. O nome do crítico ao capitalismo perdurou até a queda do Muro de Berlin, em 1990. Com a unificação da Alemanha, a cidade e o clube voltaram a ter o nome original.

Karl-Marx-Monument_in_Chemnitz

Como dito, atualmente o Chemnitzer disputa a terceira divisão alemã. O clube nunca disputou a Bundesliga. Na então, Alemanha Oriental foi campeão da primeira divisão em 1966/67, o que lhe garantiu a vaga na Champions League. Na Liga, enfrentou o Anderlecht na primeira fase, mas perdeu os dois jogos (3 a 1, dentro de casa e 2 a 1, fora). Ficou 22 anos sem disputar uma competição continental até a Copa UEFA de 1989/90. Fez boa campanha e chegou até a terceira rodada:

Os jogos na Copa UEFA 1989/90:

Chemnitzer FC 1-0 Boavista

Boavista 2-2 Chemnitzer FC

FC Sion 2-1 Chemnitzer FC

Chemnitzer FC 4-1 FC Sion

Juventus 2-1 Chemnitzer FC

Chemnitzer FC 0-1 Juventus

Na temporada seguinte mais uma participação e um confronto entre clubes das duas Alemanhas. O Chemnitzer enfrentou o Borussia Dortmund, mas perdeu as duas partidas da primeira fase, por 2 a 0.

O Chemnitzer tenta a volta a elite alemã e colocar o lado oriental da Alemanha com mais clubes nas duas primeiras divisões do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s