Bósnia: estreante, mas não uma surpresa

Surpresa mesmo, são eles vencerem a Argentina. Virem para a Copa, não.
Surpresa mesmo, são eles vencerem a Argentina. Virem para a Copa, não.

Por ser a única estreante da Copa do Mundo 2014, a Bósnia-Herzegovina é a mais comentada nos bolões, nas mesas de bar e nos grupos de Facebook. Mas algo inquieta, a insistência de muitos em dizer que é uma surpresa a classificação da seleção para esta Copa do Mundo.

Ela é a estreante, mas nem de longe é surpreendente a sua classificação, devido as recentes campanhas nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2010 e Eurocopa 2012. Nas duas oportunidades, a Bósnia chegou à repescagem, mas perdeu a vaga para Portugal. Era sintoma de uma seleção emergente que com as experiências frustrantes, iria amadurecer e incomodar.

A base da seleção na Copa do Mundo 2014 vem desde as eliminatórias de 2010. Begovic, Spahic, Pjanic, Misimovic, Ibricic, Medunjanin, Salihovic, Ibisevic e Dzeko participaram daquela campanha. Uma geração promissora que se decepcionou com as derrotas para Portugal, mas se animou ao ver o grupo que teria pela frente nas eliminatórias europeias.

A Bósnia caiu no grupo G, ao lado de Lituânia, Letônia e Liechtenstein, que lutariam para atrapalhar as favoritas do grupo: Grécia, Eslováquia e a Bósnia. As duas primeiras vinham com sede de voltar a Copa, que disputaram em 2010. Mas a Bósnia era tida como favorita desde o princípio, contando muito com o envelhecimento da Grécia e a estagnação da Eslováquia. O ataque (30 gols) fez toda diferença, já que a seleção empatou com a Grécia em pontos (25), mas teve saldo de gols melhor (24 a 8). Foi a quarta melhor campanha das eliminatórias.

O ataque é grande arma do time, que ainda sofre com nomes confiáveis no sistema defensivo, apesar de ter o goleiro Begovic e o zagueiro Spahic. A vaga para as oitavas é o objetivo, que sem dúvida nenhuma, é possível ser alcançada. A Argentina é a favorita, mas se o quinteto Lulic, Misimovic, Pjanic, Ibisevic e Dzeko estiver inspirado tem tudo para aprontar contra a questionável (para não dizer outra coisa) defesa argentina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s