
1. As novidades
Luverdense e Sampaio Corrêa são as grandes novidades da edição deste ano. O clube mato-grossense disputa pela primeira vez a competição. São 11 anos de um trabalho bem feito que recoloca o futebol do estado na “elite” do futebol brasileiro e faz com que o patamar do estado ultrapasse atualmente o Distrito Federal. O Sampaio Corrêa de torcida participante e presente volta a Segunda Divisão após 12 anos longe da Série B. A torcida promete dar espetáculo e espera que em campo a ascensão continue depois de dois acessos consecutivos.
2. A continuidade
O Boa Esporte, de Varginha, que nasceu e conseguiu o acesso a Série B como Ituiutaba permanece na elite pelo quarto ano seguido. Uma surpresa para aqueles que acreditavam no efeito “bate-volta”. O caso do Boa é mais um daqueles “andarilhos”, o que precisa ser revisto pela CBF. Se um time sobe para a Série B com um estádio que comporta três mil pessoas, ele tem o direito de continuar em um estádio de “três mil”.
3. A sequência
Entre a 6ª e a 8ª rodada, os amantes da alternatividade irão gostar da sequência que o Luverdense terá: Boa, Sampaio Corrêa e Icasa. Logo entre a 25ª e a 27ª rodada, a sequência será repetida.
4. Os rebaixados
De uns anos pra cá, passou a ser comum, clubes que disputam a Série B serem rebaixados no campeonato estadual. Neste ano, Oeste e Vila Nova convivem com esse cenário. As equipes foram rebaixadas e fizeram uma reformulação total em seus elencos, resta saber se terá efeito na Série B.
5. A “Justiça”
Portuguesa e Icasa devem continuar no noticiário esportivo, por tentarem uma vaga na Série A nos tribunais. A Portuguesa abandonou a partida de estreia contra o Joinville aos 17 minutos após uma liminar obrigando o clube a não continuar a partida. Com o Icasa isso não aconteceu, mas a luta deve continuar.
6. Uma pena
Quando garantiu o acesso a Série B, o presidente do Luverdense, Helmute Augusto Lawische deu uma declaração muito empolgada e visionária: “Ano que vem, o Vasco jogará em Lucas do Rio Verde”. O clube carioca não havia sido rebaixado matematicamente quando Helmute deu esta declaração, mas o rebaixamento foi confirmado. Pois bem, infelizmente, isso não será possível, o jogo entre os clubes foi marcado para a Arena Pantanal, em Cuiabá.
7. Quem sobe?
Vidência à parte, os favoritos ao acesso para o blog são: Vasco, Ceará e Joinvile. Náutico, Santa Cruz, Ponte Preta e Atlético (GO) também devem lutar pelo acesso.
8. Quem desce?
Pelos descensos estaduais, Oeste e Vila Nova são os grandes candidatos ao rebaixamento. Luverdense e Sampaio Corrêa fizeram um bom estadual, o que era esperado, mas não serve como parâmetro, mas a luta será para não cair. ABC, Icasa e Boa também devem lutar para não cair. A Portuguesa também é candidata ao rebaixamento, devido a reformulação e a indecisão de qual divisão irá disputar.
9. Nem lá, nem cá
Bragantino, América (MG), Paraná, América (RN) e Avaí são as grandes incógnitas. Podemos esperar de tudo.
10. “P.S.”
O Série Z torce para que Luverdense e Sampaio Corrêa ao menos permaneçam na Série B. E mais ainda, por uma “nova Chapecoense”.
Deixe uma resposta