A rotina continua

FUTEBOL CIPRIOTA

O primeiro mês do ano para o futebol é marcado pelas contratações. No Brasil é começo da temporada e em boa parte da Europa é a hora de ajustar os elencos, e não seria diferente no Chipre. Por enquanto, apenas quatro jogadores foram anunciados e o APOEL Nicosia lidera o ranking.

No segundo dia do ano, os Thrylos (lenda em grego, alcunha do clube) anunciaram uma das mais impactantes contratações da temporada: o atacante brasileiro César Santin, 32 anos, vindo do Copenhagen. A semana começou com a revelação de mais um reforço, Tomás de Vincenti, 24 anos, meia argentino vindo do PAS Giannina (Grécia) e que pertence ao Olympiacos. Outro contratado foi o lateral esquerdo grego Christos Pipinis, 29 anos, do Asteras Tripolis.

O site do APOEL Nicosia anunciou oficialmente a contratação de De Vincenti. (Fonte: Apoel)
O site do APOEL Nicosia anunciou oficialmente a contratação de De Vincenti. (Fonte: Apoel)

O atual líder também se reforçou, o AEL Limassol anunciou o centroavante sérvio Andrija Kaludjerovic, de 26 anos que pertence ao Beijing Gouan (China) e que estava emprestado ao tradicional Vojvodina.

Apresentação oficial de Kaludjerovic como novo jogador do AEL Limassol. (Fonte: AEL)
Apresentação oficial de Kaludjerovic como novo jogador do AEL Limassol. (Fonte: AEL)

O vice-líder e rival do AEL, Apollon apostou em uma contratação “caseira”. O clube tirou do AEK Larnaca, o colombiano Harold Reina, atacante que fez três gols pelo antigo clube.

Os reforços seguem os padrões do futebol cipriota: contratar jogadores brasileiros, gregos e argentinos, além de espanhóis e portugueses. A liga local, segundo o site Ogol, conta com 179 cipriotas, que não representam metade dos jogadores inscritos, são 44,5% de jogadores locais. Portugal (36 jogadores), Brasil (28) e Espanha (26) são os países estrangeiros com maior número de jogadores, juntos comportam 89 jogadores no total (22,2%), metade do número de cipriotas.

O jornalista português Bruno Venâncio, do diário O Jogo, conta os fatores que levam tantos portugueses para o Chipre:

  • O principal são as poucas oportunidades de jogar ou lutar por títulos em Portugal, sem dúvida. Depois tem vários secundários: a questão econômica, por que os cipriotas oferecem sempre muito dinheiro (embora na maioria das vezes não paguem nem metade). O fato de já lá estarem também muitos portugueses desde 2005 e cada ano mais. E também a questão do clima, que é quase paradisíaco lá. Já falei com vários e eles falam-me daquilo como se fosse quase o Havaí!

Além destes, o mercado cipriota tem como característica a contratação de gregos, argentinos, jogadores de países da ex-Iugoslávia e africanos, principalmente angolanos, cabo-verdianos e ganeses.

Essa rotina de contratações de estrangeiros ajudou no sucesso que os clubes cipriotas alcançaram na Europa e com certeza não deve parar.

First Division: rivais de Limassol empatam, mas continuam na frente

Neste final de semana aconteceu a 15ª rodada da liga cipriota e dois empates não modificaram os dois primeiros lugares da classificação. O AEL empatou com o APOEL, em Nicosia, por 2 a 2, mas continua sozinho na liderança, já que o Apollon empatou em casa com o Anorthosis Famagusta, por 1 a 1. Com o empate, o Apollon continua com dois pontos de vantagem para o terceiro colocado, o problema é que antes apenas um clube tinha essa diferença. Ermis Aradippou (que venceu o Alki por 2 a 1) e Omonia (que venceu o ENP por 3 a 0) chegaram a 30 pontos, o mesmo número do APOEL e a dois do Apollon. Em sexto está, o Anorthosis, com 27 pontos.

Os seis primeiros se classificam para o hexagonal que define o campeão e a cada rodada fica cada vez mais restrito. A vantagem do clube de Famagusta para o AEK Larnaca, sétimo, é de cinco pontos e ao lado do Nea Salamis, são os únicos com força para incomodar sexteto.

ENP e Alki estão praticamente rebaixados. AE Kouklion, Aris Limassol e Ethnikos devem lutar para não cair na próxima fase.

Os gols da rodada

APOEL Nicosia 2 x 2 AEL Limassol

Apollon Limassol 1 x 1 Anorthosis Famagusta

AE Kouklion 2 x 0 Nea Salamis

Alki Larnaca 1 x 2 Ermis Aradippou

Ethnikos Achnas 0 x 2 AEK Larnaca

DOXA 1 x 1 Aris Limassol

ENP 0 x 3 Omonia

Classificação e resultados da 15ª rodada. (Livescore)
Classificação e resultados da 15ª rodada. (Livescore)

B1 Division: rodada de goleadas

A segunda divisão do Chipre contou com três goleadas e um jogo terminou sem gols. Um contraste.

O Ayia Napa não deve ter problemas para subir, mas o título já está ameaçado depois da derrota para o Annagenisi e a vitória do Othellos Athienou. A diferença que era de cinco, caiu para dois. Os dois são os grandes favoritos ao acesso.

Classificação e resultados da 15ª rodada. (Livescore)
Classificação e resultados da 15ª rodada. (Livescore)

B2 Division equilibrada

A terceira divisão continua equilibrada, tanto que a diferença entre o primeiro e o sexto colocado, que é rebaixado é de oito pontos.

Classificação e resultados da 15ª rodada. (Livescore)
Classificação e resultados da 15ª rodada. (Livescore)

Taça do Chipre

Nesta quarta-feira começam as oitavas-de-final da Taça do Chipre. A elite domina a fase, com todos os 14 clubes classificados. Os intrusos são o Olympiacos Nicosia e Onisilios, clube aliás que terá o confronto mais alternativo: o clube que é lanterna da terceirona enfrenta o pior clube da elite, o Alki, nos dias 22 e 29 de janeiro.

Os jogos das oitavas-de-final da Taça do Chipre. (Livescore)
Os jogos das oitavas-de-final da Taça do Chipre. (Livescore)

3. Division

Classificação e resultados da 15ª rodada. (Soccerway)
Classificação e resultados da 15ª rodada. (Soccerway)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s