Santos é campeão… no Amapá

Na noite deste sábado (12), o futebol brasileiro conheceu seu último campeão estadual. No Amapá, Santos e Macapá fizeram a segunda partida da grande final do estado. Na primeira partida, vitória do Peixe da Amazônia por 2 a 0 sobre o Azulão. No jogo de volta, empate em 2 a 2 o que garantiu o segundo título da história do xará do Santos no Amapá.

Comemoração dos jogadores do Peixe da Amazônia (Foto: Gabriel Penha - Globo Esporte / AP)
Comemoração dos jogadores do Peixe da Amazônia (Foto: Gabriel Penha – Globo Esporte / AP)

A final do estadual reuniu o campeão do primeiro turno, o Santos contra o campeão do segundo, o Macapá.

O Amapaense de 2013 começou em 15 de julho, dois meses após os principais estaduais terminarem. Essa alternativa resulta em oportunidade de contratações de jogadores de outros estados que ficam sem calendário.

O Santos fez a grande contratação do ano no estado. No fim de agosto anunciou Beto Acosta, o uruguaio que foi artilheiro do Brasileirão 2007 pelo Náutico e disputou a Série B pelo Corinthians em 2008. Acosta fez um gol na primeira partida da final e outro na segunda partida.

Depois de fazer sucesso pelo Náutico, o atacane rodou o Brasil até se tornar o craque do Santos amapaense. (Foto: Gabriel Penha - Globo Esporte / AP)
Depois de fazer sucesso pelo Náutico, o atacante rodou o Brasil até se tornar o craque do Santos amapaense. (Foto: Gabriel Penha – Globo Esporte / AP)

O Peixe conquistou seu segundo título após 13 anos de espera. Em 2000, o clube conquistou seu primeiro título. A conquista dá ao clube o direito de disputar a Copa do Brasil e a Série D de 2014.

O clube foi fundado em 11 de maio de 1973 como. Seu escudo foi remodelado e faz clara homenagem ao Santos “de São Paulo”. Segundo o site do clube, a estrutura da instituição é a melhor do Amapá. Além do futebol, o clube faz boas campanhas no futsal e futebol society.

Escudo do Santos.
Escudo do Santos.

Campeonato Amapaense

O estadual do Amapá tem duas fases. Entre 1944 e 1990, o estadual era considerado amador. Desde 1991, o campeonato está em sua fase profissional.

Considerando as duas fases, já são 69 edições realizadas. O Macapá, vice campeão deste ano, é o maior vencedor com 17 títulos. Seguido, pelo Amapá (10), Ypiranga (8), Santana (7), São José (6), Independente e Trem (5), Juventus (3), Santos (2). Cinco clubes conquistaram por uma vez: CEA, Guarany, Cristal, Aliança e Oratório.

 

Curta a página do Série Z no Facebook

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading