A rota dos campeões

Os play-offs da Champions League tiveram suas 10 primeiras partidas, válidas pelo jogo de ida que definirão os 10 clubes que se juntarão aos 22 já classificados para a fase de grupos.

Metade dos jogos faz parte da rota dos campeões, que privilegia as ligas com apenas uma vaga ou que não tem coeficiente para entrar na fase de grupos diretamente (Suíça e Áustria). Esse módulo das fases preliminares gera discórdia em alguns críticos da bola que pedem menos clubes inexpressivos. Este blog é totalmente e obviamente contra esses críticos, se a liga é dos campeões nada mais justo que a maioria dos participantes seja campeão nacional. No caso, entre as 32 equipes que irão disputar a fase de grupos, 18 foram campeões nacionais.

Os cinco jogos foram estes:liga_uefa

Shakhter Karagandy 2 x 0 Celtic

Viktoria Plzen 3 x 1 Maribor

Ludogorets Razgrad 2 x 4 Basel

Steaua Bucareste 1 x 1 Legia Varsóvia

Dinamo Zagreb 0 x 2 Áustria Viena

A zebra

O Shakhter já é uma zebra por estar nos play-offs e pode aumentar seu feito. O clube venceu o tradicional Celtic na primeira partida e viu a possibilidade da fase de grupos estar muito próxima. Caso consiga a classificação, a equipe será a mais asiática a disputar a fase de grupos. O Cazaquistão só pode se filiar a UEFA por ter uma pequena parte do seu território na Europa. Karagandy, cidade do clube fica mais perto de Tóquio do que Madrid, cidade que têm dois clubes na fase de grupos e pode entrar no mapa dos clubes.

O meio-termo

O Plzen venceu o Maribor por 3 a 1, e agora? O Plzen já se classificou ou o Maribor tem chances. Na Eslovênia isto será respondido. O Clube tcheco abriu 2 a 0, os eslovenos diminuíram e tudo levava a indecisão. Aos 44 do segundo tempo, Duris fez o terceiro gol tcheco e deixou o jogo da volta em um meio-termo. Quem passa?

O “classificado”

Não adianta, o Basel está “classificado”. O jogo foi movimentado com duas viradas no placar. A partida foi marcada pelo protesto do egípcio Salah, o atacante fez os dois primeiros gols do Basel e não comemorou devido a turbulência política que o Egito está vivendo. Jogador com ideologia é raro, mas é muito bom no futebol.

Do lado búlgaro, o Ludogorets terá que vencer por três gols de diferença na Suíça, uma missão complicada pela bola que o Basel vem jogando nas duas últimas temporadas.

A indecisão

Este com certeza é o confronto mais aberto desta fase. Steaua e Legia empataram na Romênia e deixaram a indecisão para a Polônia. O empate em 1 a 1 dá a vantagem ao Varsóvia, que entra em campo no jogo de volta classificado por ter feito um gol fora, mas não dá para menosprezar os romenos. Partida interessante, equilibrada e emocionante deve acontecer na próxima terça-feira.

A surpresa

Havia um leve favoritismo para o Dinamo Zagreb contra o Áustria Viena. Os croatas começaram melhor, mas no segundo tempo, os austríacos foram “cirúrgicos” e fizeram dois gols. O Viena tem grande vantagem, mas ainda devem se preocupar com os croatas.

Curta a página do Série Z no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s