O pior time do mundo está de volta

Escudo do Íbis.
Escudo do Íbis.

O glorioso Íbis pode ter um apelido que o qualifique como um clube alternativo, mas suas histórias renderam ao clube uma fama, uma visibilidade que clubes de Série B invejam. Para o rubro-negro ser o pior time do mundo é uma honraria e claro uma grande ação de marketing.

Nesta quarta-feira (14), o clube de Paulista, cidade da região metropolitana de Recife entra em campo para a estreia na Série A-2 do Campeonato Pernambucano, contra o Olinda. Não se sabe, o que o clube deseja, conquistar o acesso ou manter a fama? Ao longo da competição isto será respondido.

Para o campeonato, um dos grandes ídolos recentes do clube, o atacante Nininho causou revolta nos torcedores do Pássaro Negro, responsável por quebrar um jejum de 50 meses sem vitória, o atacante decidiu se transferir para o Centro Limoeirense. Em 2012, o “pior do mundo” venceu o Jaguar em casa, com dois gols do atacante, o que lhe renderam a alcunha de Nininho Mito. Foram mais de 4 anos sem vencer um jogo, durante esse tempo foram 25 jogos, com 19 derrotas, cinco empates e uma vitória.

A troca de clube gerou muitos comentários contra o atleta, principalmente na internet. Mauro Shampoo, o grande ídolo do clube também se revoltou com a escolha do “novo antigo ídolo”, para ele Nininho marcava uma nova era para o Pássaro, já que na sua época, perder era normal. Entre 1979 e 1983, o clube ficou 55 jogos  sem vencer, com 48 derrotas e 7 empates, o que rendeu a entrada do clube no Guinness Book, o livro dos recordes pela pior sequência sem jogos. Durante este período, Mauro anotou apenas um gol.

Os torcedores do Íbis vão ver pela primeira vez o clube em campo neste ano, mas durante a Copa das Confederações eles adotaram uma seleção: o Taiti. As goleadas sofridas pela seleção mais carismática da competição, serviram para criar uma relação entre clube e seleção, o selecionado recebeu o apelido de Taitíbis, mesmo não sendo uma das piores seleções ranqueadas pela FIFA, mas os 24 gols sofridos em três jogos o tornaram o Íbis da Copa das Confederações. A última partida da seleção foi em Recife, onde se criou uma torcida organizada com direito a camisa especial.

Mauro Shampoo, grande ídolo do Íbis, com a camisa especial do Taitibis ao lado de Mikael Roche, goleiro da seleção taitiana.

A campanha foi criada por Nilson Filho, publicitário e um dos administradores do site Ibismania, que tem como função apoiar o Pássaro Negro e cutucar o trio de Recife.

A página é composta por quatro torcedores do clube: Israel Leal, Márcio Constantino, Ricardo Costa e Nilsinho Filho que conversou com o Série Z.

Como surgiu a ideia do de criar o Ibismania?

O Ibismania foi criado por Israel Leal, antigo assessor de imprensa do clube e autor do livro “O vôo do pássaro preto”. Ele chamou dois amigos, eu e Marcio Constantino pra ser o canal/portal do clube. Depois entrou Ricardo Costa, outro integrante do Ibismania. No Ibismania, cobrimos os jogos, sempre com bom humor, brincamos com a situação dos outros clubes. O foco da gente é sempre “zoar” os times pernambucanos, mas sempre comparando a situação dos clubes com o Íbis. Falamos de dados históricos do Íbis. O Ibismania espalha a história do Íbis pra muita garotada que ainda não conhece o clube, a fama de pior time do mundo e muitas curiosidades.

Como é conviver com o grande ídolo do clube, Mauro Shampoo?

Conviver com Mauro Shampoo é bom demais, o cara é show de humildade e pessoa. Gente fina, da melhor qualidade, muito extrovertido e engraçado. Uma lenda viva do futebol, mais importante que Pelé. Pra nossa torcida ele é um Deus vivo (risos).

Qual o sentimento que ficou depois da saída de Nininho?

Rapaz, falando sério mesmo, triste pela saída, ele é uma boa pessoa, dedicado. Triste pelo lado do marketing, a gente botou o cara na mídia e caiu de presente no outro clube que vai se aproveitar de todo trabalho nosso.

Como foi comemorar a vitória do clube, depois de 50 meses sem saber o que é isso?

Uma porcaria! A gente queria que o time batesse um novo recorde, entrar pra história mais uma vez. Mas já que ganhou, aproveitamos pra ver uma vitória de perto do Íbis, coisa rara de se ver, ficamos tristes e comemoramos ao mesmo tempo.

Para a Série A-2, a expectativa é o acesso ou uma nova sequência de derrotas?

Um acesso, pra guando chegar na primeira divisão, perder pros grandes e bater um novo recorde. Só não pode perder pro Náutico, que não ganham do Íbis já tem 21 anos, desde 1992.

O site/página alcançou muitas pessoas, inclusive a TV. Esperavam por isso?

Esperava, mas nem tanto. Acredito que por ter humor no meio. Essa (é uma) “vingança” do Íbis nas piadas, por ter sido chacota a vida toda atraiu o público (que) fez e faz o sucesso que é. Estamos dando o troco, “zoando” todos que sempre “zoaram” o Íbis e divulgando cada vez mais a história desse clube mítico, famoso mundialmente.

E a ideia do Taitibis. Como surgiu?

Assim que soubemos que a seleção do Taiti viria para Pernambuco imaginamos que ela seria o “Íbis” das seleções nessa Copa das Confederações por não ter muita tradição no futebol. No dia em que eu e Israel fomos pegar o ingresso, divulgamos no Ibismania e o pessoal do Diário de Pernambuco fez uma matéria no jornal conosco e durante a entrevista falamos brincando: Taitíbis. E veio a ideia da campanha. Vendemos camisas, ganhamos divulgação nacional, recebemos os jogadores da seleção taitiana, demos camisa pra eles, nos receberam e tiraram fotos conosco. Foi muito legal. E deu no que deu, perderam de 8 a 0, demos entrevista até pra uma TV argentina, tipo um Globo Esporte de lá, que fez essa matéria sobre o Taitíbis também.

Pernambucano Série A-2 2013

A segunda divisão de Pernambuco terá 15 clubes e um regulamento confuso. 

Grupo A

Altinho
Araripina
Flamengo
Serrano
Sete de setembro

Grupo B

Cabense
Centro Limoeirense
Timbaúba
Vera Cruz
Vitória

Grupo C

América
Ferroviário do Cabo
Íbis
Jaguar
Olinda

A Segunda Divisão será realizada em cinco fases. Na primeira, os 15 clubes estão divididos em três grupos, com cinco. Eles se enfrentam em turno e returno e os quatro melhores se classificam. Na segunda, as equipes serão divididas em dois grupos de seis equipes, jogando em ida e volta e os quatro primeiros avançam para a fase seguinte.

Na terceira fase começa o mata-mata, as quartas-de-final será no sistema eliminatório, que seguirá até a final, que será disputada  em jogo único.

 

Curta a página do Série Z no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s