Revista Série Z AMÉRICA DO SUL,CHILE,CONTEXTO Huilliche, campeão chileno de futebol!

Huilliche, campeão chileno de futebol!



Sim, você não leu errado, Huilliche se sagrou campeão chileno de futebol… de povos originários. Neste sábado foi decidido o segundo Campeonato Nacional de Futebol de Povos Originários.

O torneio é organizado pela ANPO, Associação Nacional de Povos Originários que além de promover o desporto dos povos, cuida ainda de sua parte social e cultural, além da CONADI, Corporação Nacional de Desenvolvimento Indígena responsáveis pela organização do torneio.

COPA ANPO

A competição foi realizada em Limache, região “centro-norte” chilena.

Idealizada como forma de promover o encontro entre os povos, o campeonato teve sua primeira edição em 2012. A seleção Rapa Nui, da Ilha de Páscoa se sagrou campeã em cima de Mapuche. Seis seleções participaram o primeiro campeonato.

Em 2013, o torneio cresceu, oito seleções disputaram a competição. Elas foram divididas em dois grupos com quatro seleções cada. Os dois primeiros de cada grupo passaram para as semifinais e os vencedores fizeram as finais. Além da final, houve disputa do terceiro, quinto e sétimo lugar.

As seleções de Aymara, Kaweshkar, Mapuche, Colla, Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Huilliche, Lican Antay e Quechua entraram em campo entre os dias 5 e 10 de agosto. Destas seleções, três fazem parte da CSANF, são estas: Aymara, Mapuche e a Ilha de Páscoa.

As semifinais foram disputadas na sexta-feira (9). Na primeira partida, Mapuche se “vingou” dos Rapa Nui, vencendo por 3 a 2. Na outra semifinal, Huilliche goleou Quechua, por 3 a 0.

A final foi realizada no sábado, Mapuche era tido como favorito, enquanto Huilliche estreava na competição. Dentro de campo deu Huilliche, 3 a 0, pela segunda vez Mapuche ficou com o vice-campeonato.

O terceiro lugar ficou com Rapa Nui, após derrotar Quechua, por 3 a 0. Não há registros sobre a decisão do quinto lugar, que deveria por a frente Aymara e Kaweshkar. O sétimo lugar ficou com Lican-Antay, vitória por 2 a 0 contra Colla.

Clique aqui para conferir uma reportagem feita sobre a copa.

Quem são os huilliches?

Bandeira huilliche.

Os huilliches fazem parte dos povos originários chilenos. O curioso é a ligação com os mapuches, para muitos eles são originários desse povo, mas outros falam como etnia diferente.

Localizados na região central chilena e espalhados pela Argentina, o huilliches são chamados de “povo do sul” Mapuche, por ficarem abaixo da região em que os mapuches vivem.

Seus idiomas são o espanhol e o mapudungun (idioma mapuche). A religião do povo é predominantemente católica.

Curta a página do Série Z no Facebook

Deixe uma resposta

TopBack to Top
%d blogueiros gostam disto: