Huilliche, campeão chileno de futebol!

Sim, você não leu errado, Huilliche se sagrou campeão chileno de futebol… de povos originários. Neste sábado foi decidido o segundo Campeonato Nacional de Futebol de Povos Originários.

O torneio é organizado pela ANPO, Associação Nacional de Povos Originários que além de promover o desporto dos povos, cuida ainda de sua parte social e cultural, além da CONADI, Corporação Nacional de Desenvolvimento Indígena responsáveis pela organização do torneio.

COPA ANPO

A competição foi realizada em Limache, região “centro-norte” chilena.

Idealizada como forma de promover o encontro entre os povos, o campeonato teve sua primeira edição em 2012. A seleção Rapa Nui, da Ilha de Páscoa se sagrou campeã em cima de Mapuche. Seis seleções participaram o primeiro campeonato.

Em 2013, o torneio cresceu, oito seleções disputaram a competição. Elas foram divididas em dois grupos com quatro seleções cada. Os dois primeiros de cada grupo passaram para as semifinais e os vencedores fizeram as finais. Além da final, houve disputa do terceiro, quinto e sétimo lugar.

As seleções de Aymara, Kaweshkar, Mapuche, Colla, Rapa Nui (Ilha de Páscoa), Huilliche, Lican Antay e Quechua entraram em campo entre os dias 5 e 10 de agosto. Destas seleções, três fazem parte da CSANF, são estas: Aymara, Mapuche e a Ilha de Páscoa.

As semifinais foram disputadas na sexta-feira (9). Na primeira partida, Mapuche se “vingou” dos Rapa Nui, vencendo por 3 a 2. Na outra semifinal, Huilliche goleou Quechua, por 3 a 0.

A final foi realizada no sábado, Mapuche era tido como favorito, enquanto Huilliche estreava na competição. Dentro de campo deu Huilliche, 3 a 0, pela segunda vez Mapuche ficou com o vice-campeonato.

O terceiro lugar ficou com Rapa Nui, após derrotar Quechua, por 3 a 0. Não há registros sobre a decisão do quinto lugar, que deveria por a frente Aymara e Kaweshkar. O sétimo lugar ficou com Lican-Antay, vitória por 2 a 0 contra Colla.

Clique aqui para conferir uma reportagem feita sobre a copa.

Quem são os huilliches?

Bandeira huilliche.

Os huilliches fazem parte dos povos originários chilenos. O curioso é a ligação com os mapuches, para muitos eles são originários desse povo, mas outros falam como etnia diferente.

Localizados na região central chilena e espalhados pela Argentina, o huilliches são chamados de “povo do sul” Mapuche, por ficarem abaixo da região em que os mapuches vivem.

Seus idiomas são o espanhol e o mapudungun (idioma mapuche). A religião do povo é predominantemente católica.

Curta a página do Série Z no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s