Taça Suruga Bank e seu domínio japonês

Logo da Taça Suruga Bank.
Logo da Taça Suruga Bank.

Um clube japonês contra um sul-americano, bem típico dos games de futebol, mas nos últimos anos isso vem mudando graças a Taça Suruga Bank, antes chamada de Copa Suruga Bank. Idealizada em 2008 pela Conmebol e a Federação Japonesa de Futebol, a “única partida” da competição reúne os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa da Liga Japonesa, a tradicional Nabisco Cup, espécie de Copa do Brasil japonesa.

Na mesma época da fundação do torneio, muitos boatos envolviam a possibilidade da possível criação de um “Mundial Série B”, com o confronto entre os campeões da Copa Sul-Americana e da Copa Uefa, atual Liga Europa, mas tudo não passou de especulação quando foi confirmada a criação, mas envolvendo clubes do Japão.

Na manhã desta quarta-feira (7) foi realizada a sexta edição da Taça, o São Paulo entrou em campo para enfrentar o Kashima Antlers, mas foi derrotado (3 a 2 para os Antlers) e possibilitou o aumento do domínio japonês na competição.

Em seis disputas de título, já são quatro títulos para os nipônicos. As quatro últimas disputas foram vencidas por eles, sendo que as três primeiras conquistas foram decididas nos pênaltis.

O Kashima Antlers se tornou o maior campeão do torneio, este é seu segundo título. O primeiro foi em 2012. O FC Tokyo e o Jubilo Iwata são os outros campeões.

A América do Sul conquistou as duas primeiras taças. O Arsenal Sarandí em 2008 derrotou o Gamba Osaka. Em 2009, outro brasileiro entrou em campo, o Internacional venceu o Oita Trinita, por 2 a 1.

2008 – Gamba Osaka 0 x 1 Arsenal Sarandí

2009 – Oita Trinita 1 x 2 Internacional

2010 – FC Tokyo 2 (4) x (3) 2 LDU Quito

2011 – Gamba Osaka 2 (4) x (2) 2 Independiente

2012 – Kashima Antlers 2 (7) x (6) 2 Universidad Chile

2013 – Kashima Antlers 3 x 2 São Paulo

Curta a página do Série Z no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s