O passado e o presente do Saarbrücken

DEU ZEBRA

A temporada alemã já começou e com ela, a Copa da Alemanha, a chance dos clubes das divisões inferiores surpreenderem os grandes clubes e sonhar com a Liga Europa.

No domingo, o tradicional Werder Bremen foi até o Sarre, sudoeste alemão, enfrentar o Saarbrücken pela primeira fase da Copa da Alemanha. O clube de Bremen era o favorito, mesmo decadente nos últimos anos, mas se tratava de um confronto com um clube da 3. Liga, a terceira divisão alemã.

A partida realizada no Ludwigspark terminou empatada no tempo regulamentar. Fischer abriu o placar para os donos da casa aos 45 minutos do primeiro tempo. O austríaco Prödl empatou a partida no segundo tempo, aos 14 minutos.

O empate levou a partida para a prorrogação e aí a zebra apareceu. Com gols de Stegerer e Ziemer, o Saarbrücken se qualificou para a próxima fase. Resultado final: 3 a 1 para a zebra.

A classificação veio em um momento difícil para o clube azul e preto. Nas duas primeiras rodadas da 3.Liga, duas derrotas. Na primeira rodada, derrota para o Wehen Wiesbaden, por 2 a 1, mas tudo piorou na segunda rodada, com a goleada sofrida contra o Holsten Kiel, por sonoros 5 a 1.

A classificação amenizou o péssimo começo de liga. Seu grande rival é SV Elversberg, também sediado no Sarre e a terceira rodada marca o confronto entre as duas equipes.

Torcida do Saarbrücken. Empolgante e esperançosa por novas histórias.

O Saarbrücken foi fundado no dia 18 de abril de 1903. Nos primeiros 40 anos, o clube disputou divisões menores entre as 16 que existiam na época.

A Segunda Guerra Mundial mudou o futebol alemão. Em sua volta, Sarre disputou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954 e participou como nação independente das Olimpíadas de 1952. Com a “independência desportiva”, em meio a luta de franceses e alemães pela região, uma liga de futebol foi criada, mas o azul e preto decidiu se filiar a Federação Francesa de Futebol, disputou a Ligue 2 em 1948/49 e se “sagrou campeão” dentro das quatro linhas, mas não obteve acesso, por razões políticas.

Depois do não dado pela França, o clube fez amistosos pontuais e chegou a enfrentar o Atlético Mineiro em 1950, pela Copa Internacional do Sarre, vitória do Galo por 2 a 0.

Dois anos depois, volta para a Alemanha. Mais tarde é fundada a Bundesliga e os critérios para a entrada de clubes deu o direito ao Saarbrücken representar sua região.

Ao todo foram cinco participações na elite alemã: 1963/64, 1976/77, 1977/78, 1985/1986 e 1992/93. Sua melhor participação foi na temporada 1976/77, aliás a única vez que a equipe não foi rebaixada “de primeira”, quando terminou na 14ª colocação.

A equipe têm dois títulos da 2. Bundesliga, – segunda divisão alemã – a primeira em 1975/76 e o segundo em 1991/92. Os dois títulos são da “conferência” Sul.

Há muita coisa em volta deste clube, uma delas é bem especial e está escondida: a participação na Liga dos Campeões.

Era 1955, o Saarbrücken já fazia parte do futebol alemão, mas um convite apareceu de maneira “inesperada”, o clube foi convidado pela UEFA para disputar a então Taça dos Campeões como representante do Sarre, um prêmio para região que fora “independente desportivamente”.

Na época, a “Champions” era disputada no modo mata-mata. A primeira rodada colocou o clube sarlandês frente a frente contra o gigante Milan, do atacante sueco Liedholm, vice-campeão do mundo em 1958; do atacante uruguaio Schiaffino, campeão do mundo em 1950; do goleiro Lorenzo Buffon, goleiro, tio-avô de Gianluigi, atual goleiro da Juventus e do zagueiro Cesare Maldini, pai de Paolo Maldini.

Na primeira partida, em Milão, os sarlandenses venceram por 4 a 3, mas de nada adiantou, mesmo com a vantagem, no jogo de volta, o Milan goleou por 4 a 1. No agregado, 7 a 5 para os rossoneros. O sonho durou pouco. Infelizmente não encontramos registros da partida. Foi a única participação do clube em competições europeias.

Atualmente, como havia dito, o clube está na terceira divisão da Alemanha, pela terceira temporada consecutiva.

Curta a página do Série Z no Facebook

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s