*Atualizado em 11 de novembro de 2019
Em 2013, o Saarbrücken apareceu na Série Z quando ainda era blog. Era início da temporada alemã, com a disputa da Copa da Alemanha. Em um domingo, o tradicional Werder Bremen foi até o Sarre, sudoeste alemão, enfrentar o Saarbrücken pela primeira fase da Copa da Alemanha. O clube de Bremen era o favorito no confronto com um clube da 3. Liga, a terceira divisão alemã.
A partida realizada no Ludwigspark terminou empatada no tempo regulamentar. Fischer abriu o placar para os donos da casa aos 45 minutos do primeiro tempo. O austríaco Prödl empatou a partida no segundo tempo, aos 14 minutos. O empate levou a partida para a prorrogação e aí a zebra se confirmou. Com gols de Stegerer e Ziemer, o Saarbrücken se qualificou para a próxima fase. Resultado final: 3 a 1 para a zebra.
A classificação veio em um momento difícil para o clube azul e preto, que no final da temporada foi rebaixado à quarta divisão, onde permanece até o momento, apesar da boa campanha em 2017/18, quando foi campeão da Regionalliga Sudoeste, mas perdeu o acesso nos playoffs.
O Saarbrücken foi fundado no dia 18 de abril de 1903. Nos primeiros 40 anos, o clube disputou divisões menores entre as dezesseis que existiam na época. A Segunda Guerra Mundial mudou o futebol alemão. Logo após o fim do período marcante, Sarre disputou as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954 e participou como nação independente das Olimpíadas de 1952. Com a “independência desportiva”, em meio a luta de franceses e alemães pela região, uma liga de futebol foi criada, mas o azul e preto decidiu se filiar a Federação Francesa de Futebol, disputou a Ligue 2 em 1948/49 e se “sagrou campeão” dentro das quatro linhas, mas não obteve acesso, por razões políticas.
Depois do não dado pela França, o clube fez amistosos pontuais e chegou a enfrentar o Atlético Mineiro em 1950, pela Copa Internacional do Sarre, vitória do Galo por 2 a 0, com dois gols de Nívio.
Dois anos depois, a agremiação volta para a Alemanha. Mais tarde é fundada a Bundesliga e os critérios para a entrada de clubes deu o direito ao Saarbrücken representar sua região. Ao todo foram cinco participações na elite alemã: 1963/64, 1976/77, 1977/78, 1985/1986 e 1992/93. Sua melhor participação foi na temporada 1976/77, aliás, a única em que a equipe não foi rebaixada “de primeira”, quando terminou na 14ª colocação.
A equipe tem dois títulos da 2. Bundesliga, – segunda divisão alemã – a primeira em 1975/76 e o segundo em 1991/92. Os dois títulos são da “conferência” Sul. Em Sarre é o maior campeão da Copa local, a Saarlandpokal, com dez títulos, três a mais que o Borussia Neunkirchen, seguido por FC 08 Homburg (seis) e SV Elversberg (quatro), o maior rival do FCS.
Há muita coisa em volta deste clube, uma destas é bem especial e está escondida: a participação na Liga dos Campeões da Europa.
Era 1955, o Saarbrücken já fazia parte do futebol alemão, mas um convite apareceu de maneira “inesperada”, o clube foi convidado pela UEFA para disputar a então Taça dos Campeões como representante do Sarre, um prêmio para região que fora “independente desportivamente”.

Na época, a “Champions” era disputada no modo mata-mata. A primeira rodada colocou o clube sarlandês frente a frente contra o gigante Milan, do atacante sueco Liedholm, vice-campeão do mundo em 1958; do atacante uruguaio Schiaffino, campeão do mundo em 1950; do goleiro Lorenzo Buffon, tio-avô de Gianluigi, atual goleiro da Juventus e do zagueiro Cesare Maldini, pai de Paolo Maldini.
Na primeira partida, em Milão, os sarlandenses venceram por 4 a 3, mas de nada adiantou, mesmo com a vantagem, no jogo de volta, o Milan goleou por 4 a 1. No agregado, 7 a 5 para os rossoneros. O sonho durou pouco. Foi a única participação do clube em competições europeias.
Deixe uma resposta