Futebol chileno e seus nomes – Parte 1

O futebol chileno vive uma nova fase. Seu calendário passará a adotar o estilo europeu e pela primeira vez irá fazer parte do game Pro Evolution Soccer, a edição 14 contará com os clubes chilenos.

A liga chilena é uma das melhores da América do Sul, mas outro ponto que chama a atenção são os nomes dos clubes que fazem parte da chamada Primera División.

Confira a primeira parte com nove, dos 18 clubes da elite chilena.

Audax Italiano

Fundado por uma colônia italiana de La Fiorita, Santiago. O Audax surgiu como clube de ciclismo, o Audax Italian Cycling Club. Audax, que em latim significa audácia, ousado. O nome também é utilizado em provas de ciclismo de longa distância e sem cunho competitivo. Com a ligação ciclística e italiana surgiu o Audax italiano.

Cobreloa

O nome Cobreloa surgiu da junção de “cobre” e “loa”. O “cobre” é devido à cidade de Chuquicamata, onde há a maior mina a céu aberto de cobre. Enquanto “loa” é referente a Província de El Loa, local em que Calama, cidade do clube está localizada.

Cobresal

Assim como seu rival, Cobreloa, o Cobresal tem origem no minério. O clube fundado em 1979 tem sede em El Salvador, acampamento mineral chileno dentro de Santiago.  Para o nome bastou juntar o cobre extraído do acampamento, com as primeiras três letras de “Salvador”.

Colo-Colo

Fundado por jovens jogadores dissidentes do Magallanes, primeiro campeão chileno, o Colo-Colo foi fundado com a premissa de resgatar o “verdadeiro” chileno. O nome se refere ao cacique mapuche Colo-Colo tratado como um sábio no Chile. Para os fundadores, o cacique representa o verdadeiro chileno.

Deportes Antofagasta

O nome do clube é uma junção simples da palavra referente ao desporto e o nome da cidade. Mas o clube nasceu da fusão entre o Unión Bellavista e o Portuário Atacama.O nome da cidade é cercado de teorias. Alguns historiadores afirmam que é pelo fato de um macaco chamado “Antofagasti”,os primeiros habitantes da cidade.

Deportes Iquique

O clube nasceu como Deportes, depois passou a se chamar Municipal e voltou com o nome Deportes. A cidade do clube é Iquique, seu nome é um termo aymara, que significa sonho. Outros referem que as origens da cidade são ligadas a ilhota Ique-Ique.

Everton

O fundador do clube foi o imigrante inglês David Foxley. O nome foi escolhido em homenagem ao Everton, da Inglaterra, que na época (1909) havia feito uma excursão pela Argentina, assim surgiu o Everton de Viña del Mar. Outra versão é tratada como uma lenda, se refere a caramelos com o nome Everton, mas a primeira é mais aceitada.

Huachipato

Um dos nomes mais engraçados do futebol mundial é o do Huachipato. Não há relatos da origem do termo. Uma das versões sugere que o clube utilizou o nome de uma indústria siderúrgica de Talcahuano, cidade do clube.

Ñublense

O nome é diferente. O acento til em cima do N não é comum de se ver. O termo é o gentílico de quem nasce na Província de Ñuble. Chillán, cidade do clube, é a capital da província. Mas o primeiro nome do clube não foi o atual, se chamava Liceo, pois seus fundadores eram estudantes do liceu da cidade.

Anúncios

2 comentários em “Futebol chileno e seus nomes – Parte 1

  1. La Siderúrgica es la dueña del club Huachipato. Y Huachipato es un termino mapuche que significa “Trampa caza aves”. Le pusieron así, porque el barrio donde juega Huachipato era un humedal donde la gente colocaba trampas para cazar aves.

    1. Gracias, Eric. La visita y la información presentada. Busqué, pero no pude información sobre él. Vuelve a menudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s