Zambrotta e a segunda divisão suíça

 

Zambrotta sendo apresentado pelo FC Chiasso. Será que o futebol é o mesmo?

Sete anos após erguer a taça de campeão do mundo, o lateral-direito Gianluca Zambrotta vive dias diferentes, atualmente. Zambrotta acertou sua ida para o FC Chiasso, clube da segunda divisão da Suíça. O lateral de 36 anos estava sem clube desde que se desligou do Milan, no fim da temporada de 2011/12.

Lateral vestindo a camisa da seleção italiana na Copa do Mundo de 2006.

O jogador que antes do Milan atuou também pela Juventus e Barcelona faz um caminho “igual” ao seu compatriota Gennaro Gattuso, que na temporada passada atuou pelo Sion e posteriormente tornou-se técnico da equipe. Zambrotta, além de atuar, será auxiliar técnico do clube.

Durante a temporada em que esteve inativo, seu nome chegou a ser ventilado no Brasil. Um suposto interesse do Flamengo chegou a ser mencionado, mas não passou de boatos. Segundo seu agente, Marcello Bonetto, o jogador gostava da ideia de atuar em solo brasileiro.

Escudo do FC Chiasso.

Seu novo clube foi fundado em 16 de outubro de 1905 por 40 jovens funcionários de empresas de ferrovia. Após oito anos disputando a liga suíça, pela terceira divisão ou competições não-oficiais, o Chiasso passou a disputar campeonatos na Itália. A aventura pela Itália durou 10 anos, mas em momento algum chegou a primeira divisão italiana.

Os Rossoblus, como são conhecidos, disputaram por 28 vezes a primeira divisão suíça, mas nunca foram campeões. Sua melhor colocação foi em 1950/51 quando alcançou o vice-campeonato.

No seu currículo, cinco títulos: duas vezes campeão da segunda divisão (1961/62 e 1971/72) e cinco vezes da terceira divisão (1946/47, 1994/95, 1997/98, 2002/03 e 2009/10).

Otto Pfister, treinador de Togo na Copa do Mundo de 2006 foi jogador do clube em 1959/60.

Outro que passou pela equipe foi José Altafini, o popular Mazzola, que disputou duas copas, uma pela seleção brasileira, em 1958 e em 1962 se naturalizou italiano para a disputa de seu segundo Mundial. Após passar por Palmeiras, Milan, Napoli e Juventus, Mazolla acertou com o Chiasso, onde ficou de 1976 a 1979. O jogador foi um dos responsáveis pelo acesso à primeira divisão em 1977/78, no mesmo ano chegou às semifinais da Copa da Suíça.

Zambrotta terá como companheiro de equipe, o zagueiro Adaílton, ex-Santos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s