O futebol longe dos holofotes, uma paixão pelo alternativo
Arghus e a rotina de títulos
Comemorar, algo comum na carreira de Arghus. (Foto: Facebook – Arghus)
Quem disse que para ser campeão precisa aparecer na mídia rotineiramente? Arghus, zagueiro do Maribor, é prova disso. O camisa 44 do maior clube esloveno conquistou seis títulos em apenas duas temporadas: bicampeão nacional, bicampeão da Copa da Eslovênia e bicampeão da Supercopa Eslovena.
Ganhar títulos não é novidade para o jogador. Antes de acertar a ida para a Eslovênia, o zagueiro foi bicampeão sergipano, pelo River Plate (2010 e 2011).
Arghus, 25 anos, nasceu em Alegrete (RS). Passou por Grêmio, Atlético Paranaense, Juventude e Reggina (ITA), antes do River Plate e seu atual clube, o NK Maribor. O defensor renovou seu contrato até 2016.
Escudo do Maribor.
Seu clube, o Maribor é o maior campeão esloveno, com 11 títulos e também da Copa, com 8 títulos. Fundado em 1960, passou 24 anos disputando os campeonatos da antiga Iugoslávia, até a independência do país em 1991.
Como surgiu a oportunidade de trocar o futebol sergipano pelo esloveno?
Eu estava jogando no River Plate/SE, onde fui bicampeão estadual, e nesses campeonatos existem muitos olheiros que procuram novos jogadores para times grandes. Um deles, agente FIFA, gostou, acompanhou meu trabalho e entrou em contato. O que facilitou muito nosso acerto para jogar na Europa foi o fato de eu possuir passaporte italiano.
O que conhecia do futebol esloveno?
Para ser sincero, não conhecia muita coisa, mas quando soube que viria para cá comecei a pesquisar a respeito, e a possibilidade de jogar na Europa, jogar a Champions League e Europa League, não tinha como pensar diferente, realizei um sonho.
Como foi à adaptação?
A adaptação foi à melhor possível, pois o clube e os jogadores me receberam muito bem, a cidade maravilhosa é para morar, o clima parecido com o meu estado, frio, e quanto à língua não tive muitos problemas, pois falo italiano e o país fica ao lado da Itália, então a maioria entende o idioma.
Você completou sua segunda temporada no clube e estendeu o contrato até 2016. Espera ficar por muito tempo na Europa?
Eu fechei mais uma temporada de sucesso aqui na Europa. Ganhei tudo que podia ganhar no país e joguei torneios importantíssimos. Espero jogar muito tempo na Europa ainda, aqui sou conhecido, gosto do clube, por isso renovei meu contrato e estou muito feliz.
Já pensou em se naturalizar esloveno?
Não penso em me naturalizar esloveno, pois com a minha cidadania italiana tenho livre acesso na Europa.
E o Maribor? Qual estrutura, qualidade e torcida do clube?
O NK Maribor é o maior time da Eslovênia, vem crescendo muito nos últimos anos, já é bastante conhecido pela Europa, tem uma estrutura maravilhosa, um estádio novo e uma torcida apaixonada pelo clube. Nunca joguei num clube que tivesse uma torcida como essa.
Pela terceira vez você irá disputar a fase preliminar da Liga dos Campeões. Como está a expectativa pela campanha?
Pela terceira vez vamos tentar disputar a fase de grupos da Champions League, as outras duas bateram na trave. Espero que esse ano tudo possa correr bem e realizar mais este sonho. A expectativa está grande, tanto o clube quanto os torcedores só falam nisso, temos um time bom e de qualidade, esperamos corresponder à altura.
O sonho é a fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. (Foto: Arghus#44)
[…] possui dois brasileiros no elenco, o atacante Marcos Tavares, autor do gol da classificação e o zagueiro Arghus, que já foi entrevistado pelo Série Z. Uma boa Champions para os […]
Deixe uma resposta