No futebol de grama, a Nova Zelândia domina o futebol da Oceania, mas nas areias não é bem assim, o posto de melhor futebol de areia do continente está com o Taiti e as Ilhas Salomão. Levando em conta os últimos anos, o Taiti tomou posse desse posto.
Em 2011, a seleção taitiana disputou o Mundial, depois de derrotar as Ilhas Salomão pela Copa da Oceania.
O selecionado caiu no grupo C, com a Rússia, Venezuela e Nigéria, a última coincidentemente enfrentou nas gramas o Taiti, pelo Mundial Sub-20 em 2009 e na Copa das Confederações. A campanha taitiana foi razoável, duas derrotas e uma vitória.
1ª rodada: Taiti 5 x 2 Venezuela
2ª rodada: Rússia 5 x 0 Taiti
3ª rodada: Taiti 1 x 4 Nigéria
A campanha foi boa, se considerarmos o continente do país, mesmo sendo uma ilha com belas praias. O futebol de areia, assim como o de grama é amador. O que mais chama a atenção no então elenco taitiano é que alguns jogadores disputaram o Mundial Sub-20 de 2009. O zagueiro Amau e o atacante Tavanae disputaram as duas competições. Outros dois tiveram passagens pela seleção principal, o meia Zaveroni e o atacante Bennett.
E nesse ano, o Taiti está na moda, o país será sede do Mundial de Futebol de Areia, que será realizado em setembro.
ATUALIZAÇÃO: após a publicação desse texto, o Taiti participou das outras quatro edições da Copa do Mundo, com dois vice-campeonatos em 2015 e 2017. Em 2013, quando sediou a disputa, ficou em quarto lugar. Na última edição, em 2019, foi eliminado ainda na primeira fase após empatar em pontos com Itália e Uruguai, mas perder no saldo de gols