A alegria voltou ao Brinco da Vila

 

Futebol amador da Operária renasce com o Clube Atlético Operário depois de 22 anos sem um clube à altura da história esportiva do bairro

Duas décadas se passaram após a extinção do Esporte Clube Operário, agora o Brinco da Vila serve como palco para o ressurgimento do futebol amador da Vila Operária, em Maringá (PR).

O Clube Atlético Operário, equipe fundada em 1º de setembro de 2010 por amigos do bairro, quer recuperar a história do futebol amador da Vila. O discurso de substituir o Esporte Clube Operário (ECO) – equipe que brilhou no futebol maringaense entre os anos de 1950 e 1980 e atualmente é composta por veteranos – não é apoiado por Francisco Carlos da Silva, 53 anos, representante comercial durante a semana e treinador da equipe nos finais de semana.

“Não, de maneira alguma. Somos um time diferente, e não temos a pretensão de substituir o ECO, um time conhecido com uma história brilhante”, afirma Francisco

Há tempos a Vila Operária espera pela volta do futebol amador, principalmente aqueles que viram o ECO em campeonatos amadores no começo do bairro.  A intenção da equipe é entrar na Liga de Futebol Amador de Maringá no próximo ano.

O Atlético, como qualquer outra equipe amadora, sobrevive da vontade de pessoas que trabalham a semana inteira, para chegarem ao final de semana e se tornarem ídolos locais. Um desses jogadores é Carlos Henrique Correia da Silva, 29 anos, vendedor.

“É o momento de extravasar, de mudar o foco e curtir com os amigos, pois além de uma diversão, o futebol amador também tem sua dose de rivalidade e é isso que impulsiona tantos times. Tenho grande alegria por fazer parte de um time formado por amigos”, diz Carlos ao revelar os sentimentos que têm ao vestir a camisa tricolor (azul, vermelho e branco) do Operário.

Carlos ocupa ainda o cargo de diretor de marketing e mostra o que diferencia o clube dos demais. “É um clube relativamente novo, amador, que se diferencia pela organização e divulgação nas redes sociais”.

Com esse modo novo de fazer o futebol amador, Francisco fica indeciso sobre uma possível profissionalização. “Sabemos que além da paixão, o que principalmente mantém os times profissionais é o dinheiro. Claro que o desejo de sermos conhecidos como um time de acesso é real, mas sabemos que essa realidade ainda é muito distante”.

Uma resposta para “A alegria voltou ao Brinco da Vila”

  1. Avatar de Henrique Correia
    Henrique Correia

    Me sinto muito orgulhoso em fazer parte dessa linda história!!!

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Revista Série Z

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading