Eles já foram “europeus”

“Perambulando” pela web, eis que acho a Terceira Divisão portuguesa. Na temporada 2012/13, o Chaves (campeão), o Farense e o Acadêmico de Viseu garantiram o acesso.

Escudos do Chaves (no alto), Farense (à esquerda) e Acadêmico de Viseu (à direita).
Escudos do Chaves (no alto), Farense (à esquerda) e Acadêmico de Viseu (à direita).

O terceiro escalão do futebol de Portugal, a chamada II Divisão é composta por 48 clubes, divididos em três zonas (Norte, Centro e Sul). Os campeões de cada zona sobem diretamente a Segunda Liga. Os três campeões disputaram um triangular em turno único para definir o campeão da divisão. O Chaves terminou com 4 pontos, Farense com 2 e o Viseu com 1.

Chaves, Farense e Viseu já disputaram a primeira divisão. Entre os clubes, o Farense foi o que mais integrou a elite, ao todo foram 23 participações, enquanto o Chaves tem 13 e o Viseu, quatro.

A última participação do clube de Faro foi na temporada 2001/02. O clube de Chaves disputou em 1998/99, a sua última participação. Enquanto o Viseu teve sua última aparição em 1988/89.

O que chama realmente a atenção no histórico de dois desses três clubes é uma participação na então Taça UEFA (atual Liga Europa). O Viseu é o único clube entre estes que não foi para uma competição europeia.

O primeiro que disputou a Taça UEFA foi o Chaves. Na temporada de 1986/87, a equipe ficou na quinta colocação do “Português” e garantiu o direito à “Europa” em 1987/88. Na estreia, a equipe perdeu para o Universitatea Craiova por 3 a 2, na Romênia. No jogo de volta, vitória por 2 a 1, com gols de Slavkov e Vermelhinho, grande nome do time, inclusive disputou a Eurocopa 1984. Por ter feito mais gols fora, o Chaves passou a próxima fase.

Na segunda rodada o sonho de ir além na competição não foi possível, duas derrotas para o Budapest Honvéd, 2 a 1 (em casa) e outra derrota por 3 a 1 (fora). Depois dessa campanha a equipe de Chaves nunca mais disputou competições europeias.

Em 1995/96 foi a vez do Farense disputar a Taça UEFA. Na temporada anterior, o clube ficou com a quinta posição na liga portuguesa. O rival na Taça era o Lyon, que naquela época ainda não era o bicho papão de títulos na França. Duas derrotas por 1 a o eliminaram o Farense. Mas uma relíquia do primeiro jogo está viva, um vídeo com os melhores momentos da partida realizada no Municipal de São Luís, em Faro.

São histórias escondidas, mas que valem a pena desvendar. Quem sabe um dia eles voltam à Europa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s